Distúrbios como o astigmatismo, a miopia e a hipermetropia, afetam mais de 153 milhões de pessoas e constituem uma das maiores causas de deficiência visual no mundo, informou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Às vésperas do Dia Mundial da Visão, que acontece nesta quinta-feira, a OMS lembra que ignorar esses problemas pode ter graves conseqüências económicas e sociais nos países em desenvolvimento.
"Esses distúrbios podem ser diagnosticados facilmente e corrigidos com óculos ou lentes de contato", informou a OMS em comunicado. A organização afirma ainda que a falta de acesso a esses serviços prejudica a educação de milhões de crianças e faz com que muitos adultos sejam excluídos do mercado de trabalho.
A organização, com sede em Genebra, mostra que pelo menos 13 milhões de menores, com idade entre cinco e quinze anos, e cerca de 45 milhões de adultos caem freqüentemente em um ciclo de pobreza crescente por deficiências visuais.
Os últimos cálculos da OMS mostram que cerca de 314 milhões de pessoas sofrem de deficiências visuais no mundo todo.
"Devemos redobrar nossos esforços para garantir que todas as pessoas que precisam de ajuda sejam atendidas", afirmou o coordenador da OMS para a prevenção de doenças crônicas, Serge Resnikoff.
A agência das Nações Unidas aproveitou o Dia Mundial da Visão para incentivar a comunidade internacional a investir na prevenção da cegueira e da incapacidade visual.
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 5004 leituras