Está aqui

Um novo espaço para os deficientes visuais no distrito de Braga

por Lerparaver

Deficientes visuais já têm uma sede

Desde o princípio do mês, 30 deficientes têm vindo a usufruir das respostas sociais proporcionadas no Centro de Atendimento, Acompanhamento e Animação para Pessoas com Deficiência criado pela Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga (AADVDB), na Póvoa de Lanhoso.

Uma placa escrita também em braille assinala a inauguração do espaço, ontem, e da sede daquela instituição, pela secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, na presença de potenciais beneficiários do trabalho de um corpo técnico multi-especializado, que vai actuar ao nível do acompanhamento psicológico, assistência social, animação sócio cultural e motricidade e reabilitação dos utentes.

A governante, que afirmou que "as leis não mudam tudo; a questão reside na nossa vontade de mudar", desafiou a "estarmos todos disponíveis para mudar de atitude em relação à deficiência e à diferença, combatendo e rejeitando o fatalismo".

Com quase 11 anos, a AADVDB tem 300 associados no distrito. "Vejam o que aqui está e perguntem a vós próprios se não vale a pena ajudar uma instituição como esta", referiu o seu presidente Domingos Silva, que agradeceu à secretária de Estado "o que tem feito pelos deficientes portugueses". A criação do Centro de apoio a uma população com carências sociais e económicas com deficiência visual resulta da assinatura de um acordo atípico de cooperação entre a AADVDB e o Centro Distrital de Segurança Social pelo que o dirigente agradeceu ainda o apoio da presidente do centro distrital, Maria do Carmo Antunes.

O autarca Manuel Baptista manifestou a disponibilidade para continuar a colaborar, mas notou que "a responsabilidade deve ser partilhada" e desafiou a AADVDB para que se torne parceira desse projecto.Berta Carvalho

Fonte: http://jn.sapo.pt/2006/10/22/minho/deficientes_visuais_tem_sede.html