Está aqui

Iniciativa “À descoberta dos sentidos” -

por Norberto Sousa

Cegos vão guiar visitantes no MCCB

Tendo como mote as comemorações do Dia Mundial do Braille, celebrado no passado 4 de Janeiro, o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha entra no novo ano apelando aos sentidos de todos os seus visitantes.

Em duas desafiantes visitas a decorrer em Janeiro, no dia 25, às 21h00 e no dia 26, às 16h30, os visitantes do MCCB levarão os olhos vendados, sendo conduzidos por cegos para se deixarem surpreender através de vários estímulos sensoriais. O tacto, o olfacto, a audição e o paladar estarão à espera de ser experienciados em vários locais do Museu, com diversas peças e artefactos para tocar.

Haverá lugar ainda para uma audiodescrição inédita de uma das mais emblemáticas peças do acervo. Os aromas e os sabores serão igualmente experienciados pelos visitantes de olhos vendados. A descoberta culminará com o sentido da visão a congregar as imagens e memórias adquiridas pelos outros sentidos, aos quais se junta mais um traduzido na partilha de experiência sensorial única.

A iniciativa conta ainda com uma original interpretação ao vivo de música e de dança, tendo a exposição do Museu como cenário. Melodium é o nome do projecto convidado e tem por base composições originais de André Barros, sendo coreografadas e interpretadas pela bailarina Joana Inês Santos.

Num museu distinguido internacionalmente pelo seu cuidado em matéria de inclusão e de acessibilidade e que adopta o lema “O Museu de Todos”, esta iniciativa vem integrar-se assim num programa potenciador de experiências únicas e personalizadas.

A actividade é direccionada a todos aqueles que querem viver uma aventura dos sentidos no Museu.

Para a realização da iniciativa, o MCCB conta com a colaboração da ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal) de Leiria, o Instituto Politécnico de Leiria, a ADAE (Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura) e de empresas locais.

A participação na iniciativa é gratuita e limitada a 30 pessoas por sessão, sendo, por isso, necessário efectuar-se inscrição prévia, até ao dia 23 de Janeiro, através dos contactos do Museu

Museu da Comunidade Concelhia da Batalha
Largo Goa, Damão e Diu, n.º 4 2440-901 Batalha

Tel.: 244 769 878
geral@museubatalha.com

Fonte:
http://www.museubatalha.com/noticias-noticias-mccb/134/a-descoberta-dos-...