Está aqui

Futsal para cegos: selecção precisa de apoio para ir a Europeu na Turquia

por nidros

Por Ana Isabel Pereira

Uma equipa que foi a Málaga está de volta, mas precisa de ajuda para ir ao Europeu que se realiza na Turquia, de 28 de Setembro a 3 de Outubro.
Jogam juntos há quase 10 anos, integraram a selecção nacional de futsal para cegos da ACAPO que, em 2005, participou no campeonato da Europa da modalidade em Espanha, mas tinham abandonado os treinos por falta de apoio e por causa da incompatibilidade de horários. Para já, treinam às segundas e quintas no rinque do Clube Infante de Sagres, a única instituição da cidade a abrir-lhes as portas – gratuitamente –, mas no final do Verão, quando recomeçarem os treinos do hóquei – principal modalidade do CIS –, poderão ter de encontrar um espaço novo para continuarem a sua preparação.

No futsal para cegos, há 5 jogadores por equipa em campo e os únicos que não jogam vendados são os guarda-redes, que não são deficientes visuais. O jogo decorre em recintos com tabelas, para que a bola – com guizos – nunca saia fora do campo. Enquanto os guarda-redes orientam a defesa, um guia atrás da baliza adversária orienta o ataque.

No meio campo, o treinador também dá dicas aos jogadores. Os guarda-redes não podem deixar uma área restrita: 1,2 metro para a frente e 1 metro para cada lado da baliza.

“Começamos a jogar num rinque que havia no Conde Ferreira, que acho que agora foi abaixo. Entrávamos em campeonatos organizados pela ACAPO e ganhávamos sempre. Foi por isso que surgiu a ideia de criar uma selecção. Quando fomos a Málaga, arranjamos patrocínios. A seguir, éramos para ir ao Mundial mas não arranjamos verba”, contou ao P24 um dos jogadores da equipa, David Rio Tinto, 31 anos.

“Estive a fazer as contas e por 280 euros, ida e volta, a cada, conseguimos ir à Turquia. São 11 pessoas, no total”
, refere Marcos Aquino, o novo treinador desta selecção. O alojamento, esse é garantido pela organização da prova.

Marcos é brasileiro e foi treinador e guarda-redes de uma equipa de futsal para invisuais em Curitiba, no estado brasileiro do Paraná. Foi por acaso que conheceu, há mês e meio, um dos jogadores.

Voos altos
O campeonato do mundo de futsal para cegos é no Rio de Janeiro, em Fevereiro de 2012, e os Jogos Parolímpicos são em Julho do mesmo ano, em Londres.
“Temos equipa para jogar ao nível de selecções como as do Brasil ou de Espanha” , garante Marcos Aquino.
A equipa é composta por cinco jogadores invisuais do Porto, 2 de Lisboa e o guarda-redes principal Ruben Leonel, de 22 anos.

“Talento, têm. Agora, precisam de força de vontade. Têm de trocar a bola. Têm de treinar mais as finalizações” , resume, garantindo que os jogadores já “têm 100% de aproveitamento na marcação de faltas”, por exemplo.

Captar jovens
Nelson Vieira, jogador de 32 anos, explica ao P24 que “um dos objectivos [do grupo] é trazer mais atletas” aos treinos. E David atalha: “de preferência, jovens, porque os cegos em Portugal estão muito mal habituados. Estão habituados a ficar em casa sem fazer nada”. Daniel Cardoso, de 24 anos, concorda: “só sabem comer, ficar no Messenger e jogar Playstation”.

O treino a que o P24 assistiu era o segundo treino de Vítor Mascarenhas, de 28 anos. A falta de preparação física traiu-o, mas garante que vai voltar.
“Nunca joguei futebol antes. Vim e gostei. Já tinha andado no karaté. É diferente, porque o karaté pratica-se numa sala de 30 metros quadrados. O futsal exige mais de mim e ainda não estou muito à vontade”, justifica-se.

Dar a cara pela causa
Sexta e sábado, a equipa vai fazer uma demonstração nos intervalos dos jogos oficiais de um torneio amigável de equipas de futsal da II divisão, da Distrital, da Liga Empresarial e da Divisão de Honra, que decorrerá no Infante de Sagres.
Os ingressos custam 3 euros.
A receita da bilheteira será canalizada para a ida à Turquia e “se alguém famoso desse a cara [pela causa], chamasse a atenção, se aparecesse um Pinto da Costa, por exemplo”, o impacto seria maior, sublinha David Rio Tinto.

Esta segunda-feira, e depois de várias tentativas de contacto junto das estruturas do futebol nacional, representantes da equipa têm, finalmente, encontro marcado com a presidência da Associação de Futebol do Porto. “Queremos sensibilizar a associação.
Se a federação pode apoiar toda a selecção de futebol de campo e de futebol de salão, o que é uma ajuda em material e passagens de avião? É uma gota de água” , afirma Marcos Aquino, que, se conseguir a dupla nacionalidade a tempo, também jogará no Europeu, rendendo Ruben
11.07.2011

Comentários

Este jornal do ler para ver é muito interessante, pois podemos saber notícias do Brasil e de portugal, no que diz respeito ao assunto deficiência visual. Eu mesmo, acabei de postar aqui uma notícia, que brevemente, creio que será publicada, sobre o II desafio de futebol para cegos que ocorrerá no estado brasileiro do Rio de Janeiro, com a intenção de nos preparar para os jogos parapanamericanos que acontecerão em novembro no México. Pretendo agora, utilizar mais este espaço para divulgar notícias do Brasil, no que diz respeito a deficiência e pesso que façam o mesmo aí de Portugal. Para terminar, No que deu a participação de Portugal no campeonato europeu? Vocês conseguiram patrocínio? Um abraço a todos!