Está aqui

FEUP apresenta ferramenta inovadora para invisuais

por Lerparaver

Nota do Lerparaver:
O pedido deste CD pode ser efectuado através do endereço: http://paginas.fe.up.pt/~cale

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) apresenta no próximo dia 29 de Novembro, quarta-feira, às 11h30, na Biblioteca da instituição, uma ferramenta inovadora direccionada para invisuais, no que toca à aprendizagem do acesso ao computador pessoal. A apresentação do “Curso de Acesso ao Computador Pessoal Usando o leitor de Ecr㔠(CALE) conta com a presença de invisuais – nomeadamente representantes e dignitários de diversas associações – que testarão, in loco, esta nova ferramenta. A iniciativa insere-se nas comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, assinalado a 3 de Dezembro.

Apresentado sob a forma de um CD multimédia interactivo, com saídas através da linha Braille ou de voz sintetizada, este projecto de tutorial foi concebido para o leitor de ecrã JAWS (Job Access With Speech – um software da Freedom Scientific). O curso é constituído por diversos módulos relativos a Navegação no Windows, JAWS com Internet Explorer, JAWS com Microsoft Word e Excel, JAWS com MSN, JAWS com outros programas utilitários, como Firewall ou Media Player, entre muitos outros.

O CALE possui módulos para diferentes níveis de conhecimento – iniciado, intermédio ou avançado –, facilitando dessa forma a adaptação às diferentes necessidades de aprendizagem. As lições integram vários exercícios e avaliação da aprendizagem, bem como um registo das operações realizadas pelo formando para informação do formador. Este último dado afigura-se importante no âmbito da utilização acompanhada do CD por um professor ou monitor.

A equipa responsável pelo desenvolvimento do CALE produzirá e distribuirá gratuitamente 500 exemplares do CD. Importa ainda referir que este projecto foi realizado no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da FEUP, sob a coordenação do professor Diamantino Freitas. O CALE foi criado a partir de uma ideia proposta por quatro pessoas, todas elas cegas ou com baixa visão, tendo sido responsáveis pela elaboração dos conteúdos. O motor informático do tutorial foi desenvolvido na FEUP por dois engenheiros colaboradores do projecto.

Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=16954&op=all

Nota: contribuição, via e-mail, de Pedro Afonso.

Comentários

Olá! Gosto de ler conteúdos que dizem a respeito da inclusão digital. Pode ser que pessoas discordem de minha opinião mas acredito que quem não consegue acesso ao computador, seja por falta de dinheiro para comprá-lo, seja por impossibilidade de usá-lo, fecha muitas portas em suas vidas, pois acredito que o computador, se for bem usado abre muitos horizontes para as pessoas, permitindo que elas aprendem cada vez mais com os conteúdos intermináveis que a internet possui.
Espero que a inclusão digital continue assim para que nós, deficientes, possamos ter acesso a este conteúdo espalhado pela internet que além de ser interminável, como o dito anteriormente, é muito interessante.

Sidarta