A Associação e Escola de Cães Guia da Mortágua estará presente, pela primeira vez, na Exposição Canina «Scruffts», a realizar no próximo dia 20 de Setembro, a partir das 10h00, no Pavilhão da Fatacil, em Lagoa.
Esta participação permitirá «aos cães guias e aos seus manipuladores uma oportunidade de conviver e interagir com aqueles que visitam a exposição, aumentando assim a consciência pública da sua causa bastante recente», explicou a Associação de Protecção Animal do Algarve (APAA), que organiza a «Scruffs».
Além dos cães guia, a exposição contará com demonstrações simuladas de «reacções de emergência» por parte da AHCTA Search and Rescue Team, de Faro.
Os visitantes e os seus animais terão a possibilidade de participar no Curso de Agilidade, organizado por Margaret Gobby, e aprender «clicker training», uma nova técnica de domesticação, que consiste em premiar os bons comportamentos caninos e ignorar os maus, sob a orientação da instrutora Yolande Bosman.
As provas desta «Scuffts» estão abertas a cães com e sem pedigree, havendo prémios para classes com nomes curiosos como «a melhor cauda abanadora», o «melhor seis pernas», o «cão resgatado mais feliz», o «melhor olhar», «o mais robusto», entre muitas outras.
É que neste concurso, o que interessa não é apenas a adequação de um cão ao estalão de uma raça, mas mais até a sua relação com o dono e o seu grau de felicidade, podendo concorrer cães rafeiros, sem raça definida.
O presidente da Associação de Protecção Animal do Algarve Alan Camplin-Smith está contente com a maneira como a edição deste ano foi organizada, pois «houve uma excelente resposta por parte de pessoas e empresas, de tal forma que todas as classes individuais de juízes já foram patrocinadas», havendo ainda «mais de 25 expositores comerciais reservados para o evento».
O mestre-de-cerimónias e principal locutor do picadeiro onde irão decorrer as provas e apresentações será, este ano, Ian Reddin, apresentador do Rádio Algarve FM Show.
Também estarão presentes representantes da sociedade britânica The Natural Dog Food Company, que estará no expositor de Paws4Pets para dar conselhos e informações sobre alimentar cães com comida natural de boa qualidade.
Qualquer cão e respectivo dono podem participar nas provas. Para tal, basta levar os papéis de vacinação do animal actualizados, estando disponíveis para inspecção pelo veterinário na exposição.
Além disso, todos os cães nascidos após 1 de Janeiro de 2008 e todas as raças perigosas devem possuir micro chips.
Para mais informações sobre a participação nas provas pode contactar a organização através do e-mail scruffts2009@yahoo.co.uk ou acedendo a www.apaaportugal.com.
Fonte: http://barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=35977&tnid=3
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 1893 leituras