Está aqui

Eletrodomésticos se adaptam aos deficientes

por Lerparaver

O mercado consumidor dos portadores de deficiência física tem atraído a atenção de fabricantes de eletrodomésticos. Empresas como Brastemp, Latina e Tok Take instalam painéis em braile para que pessoas com problemas de visão possam interagir com os comandos.

Os produtos não são vendidos com os painéis, mas os fabricantes fazem a adaptação de graça quando um cliente pede. Leia a reportagem completa no caderno Economia & Negócios nesta quarta-feira no Estado.

A Brastemp tomou a iniciativa recentemente. É possível instalar painéis para deficientes visuais em geladeiras, freezers, microondas, secadoras, lavadoras e fogões. No site da empresa há uma lista dos modelos que podem ser adaptados.

A Latina produz lava-roupas semi-automáticas, conhecidas como “tanquinho”. E há um ano faz a mudança nos produtos. Já a Tok Take, que fabrica máquinas de refrigerante e café, lançou uma linha com comandos em braile.

Na internet, sites como Acesso Brasil, Organize Sua Vida, Deficiente, Deficiente Eficiente e www.acessibilidade.org.br mostram como é possível melhorar a vida de quem tem algum tipo de deficiência.

No Link desta semana, a psicóloga e publicitária Mara Gabrilli, que é tetraplégica, conta como a tecnologia ajuda a superar suas dificuldades.

A Digibrás, uma empresa do grupo CCE, pretende comercializar em novembro um mouse que permite ao deficiente físico controlar o computador e digitar textos com os movimentos dos olhos. Veja mais no site da Fundação Desembargador Paulo Feitoza.

Font: http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=8593