Está aqui

Criado GPS para cegos

por Lerparaver

Nota do Lerparaver: A notícia não é correcta quando afirma que este é o primeiro GPS para cegos.

Com a adoção de GPS em celulares, a função está se tornando cada dia mais obrigatória, em grandes centros são importantes para verificar áreas de congestionamento, monitorar ou rastrear caminhos e lugares, localizar amigos ou parentes, quando são ativados programas que permitem pessoas compartilhar a geolocalização.

Agora, pesquisadores de Universidade Autônoma de Barcelona criaram o primeiro GPS para cegos, chamado OnTheBus, um aplicativo por enquanto disponível para Android e que poderá ser usado para viajar em grandes cidades.

Os pesquisadores informaram para o site da UAB, que seus é de um projeto universal que permite torná-lo adequado para pessoas com deficiência visual, auditiva ou deficiências cognitivas de qualquer nacionalidade e local, mas atualmente está disponível em inglês, italiano, espanhol e catalão. OnTheBus apresenta uma bússola e um acelerômetro e um suporte para sistema de posicionamento global, reconhecimento de voz, e uso das tecnologias de 3G ou Wi-Fi gratuitas.

O aplicativo fornece uma lista de rotas ótimas, o usuário faz uma escolha, e, em seguida, o aplicativo orienta o usuário para a paragem de autocarro mais e indica a quantidade de tempo restante até o ponto de ônibus

Uma vez no ônibus, o aplicativo informa ao usuário o número de paradas, sinais quando é hora de apertar o botão para sair, e continua a orientar o usuário para o destino. um aplicativo disponível no Google, e testaram em Barcelona, Madrid e Roma, e em breve em Helsinqui, Valencia e Zaragoza.

A equipe também quer incorporar outros serviços de transporte, como táxis, usar técnicas de realidade aumentada para localizar sinais de parada de caminhada e de paradas de transportes públicos, e também preveem a integração de redes sociais.

Comentários

Tenho-me mantido sempre muito atenta a este assunto, pois penso que poderia ser prestado um serviço inestimável para nós; mas a minha conclusão é que há muitas referências ao assunto, mas as informações, que pelo menos eu tenho obtido não são palpáveis; quer em relação ao gps quer em relação a outros objetos.

Mesmo a aple que aqui foi mensionada como, sendo mais acessível, os aparelhos até podem ser acessíveis aos cegos, mas como descobrir? Pois já me desloquei à loja da 5 de outubro e tive uma decepção. Se alguém souber algumas dicas sobre o aiped2, e me puder ajudar ficar-lhes ei muito grata.

Voltando ao assunto do gps, gostaria de saber para quando o Onthebus em português? qual o preço dos telefones em que pode ser instalado? E que depois se não for pedir de mais que quando os venderem nos saibam ensinar como funcionam.