O lançamento de um serviço de conversão de braille na Internet está previsto para o próximo ano em vários países europeus, incluindo Portugal.
Um serviço gratuíto que possiblita a conversão automática de Braille está a ficar popular apesar de ainda se encontrar numa fase experimental.
A empresa responsável pelo fabrico do novo serviço, RoboBraille, teve origem numa organisação dinamarquesa e agora tem parceiros de negócios em cinco outros países europeus.
O Braille electrónico pode ser lido através de um ecrã próprio, conectado ao computador, com vários pinos que levantam e baixam de modo a representar os caracteres em Braille. O serviço permite ainda enviar o documento recebido através da Internet para uma impressora que imprime em braille.
O consórcio incui o Colégio Nacional Real dos Cegos do Reino Unido, bem como organisações da Irlanda, Itália, Portugal e Chipre.
A Comissão Europeia deu cerca de 750 mil euros para a fase de testes, a qual deveria acabar este ano.
Espera-se que este serviço fique completamente implementado no próximo ano e que seja gratuíto quer para uso pessoal quer para empresas sem fins lucrativos.
Com a segunda fase de testes, prestes a começar, a empresa que desenvolveu a RoboBraille está agora inclinada para testar com mais gente o serviço antes de seguir para o seu lançamento, no próximo ano.
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 3467 leituras
Comentários
José Fernando
José Fernando Rodrigues
Gostei do que li, contudo, estas inovações têm sempre o mesmo problema: os custos dos terminais adequados. Se contarmos com o ritmo das Ajudas Técnicas em Portugal, adquirir uma base electrónica de leitura braille, ... será um verdadeiro castigo. Enfim, aplaudo a tecnologia!