Está aqui

Cientistas identificam gene provocador da cegueira congênita

por Norberto Sousa

Uma equipe internacional de pesquisa liderada por cientistas chineses declarou a descoberta de um novo gene que pode provocar cegueira congênita.

A cegueira congênita é uma doença degenerativa da retina hereditária autossômica recessiva. Aproximadamente 70% dos casos são provocados pela mutação de um dos 17 genes provocadores da doença que já foram descobertos, enquanto a causa dos outros 30% dos casos ainda é desconhecida.

Depois de fazer uma pesquisa dos casos em que a causa da doença ainda é desconhecida, os pesquisadores, sob a liderança de Qi Ming, professor da Universidade de Zhejiang, concluiu que um gene chamado NMNAT1 é o provocador da doença congênita de olhos.

A equipe de pesquisa é composta de cientistas da China, Estados Unidos, Brasil, Canadá e Austrália.

A mutação do gene NMNAT1 pode causar um tipo de cegueira congênita chamada amaurose congênita de Leber (LCA), disse Qi, acrescentando que a mutação do NMNAT1 também prejudica os nervos e alguns órgãos do paciente.

Além da equipe de Qi Ming, outras três equipes lideradas respectivamente por Chen Rui, do Colégio de Medicina Baylor em Houston, Josseline Kaplan e Jean-Michel Rozet da França, e Eric Pierce do Hospital de Olhos e Ouvidos Massachusetts em Boston, também descobriram o gene provocador da doença, e seus artigos foram publicadas em conjunto com os do grupo de Qi na revista Nature Genetics em 29 de julho.

Fonte:
por Agência Xinhua
2012-08-01 20:25:31 cri
http://portuguese.cri.cn/561/2012/08/01/1s154427.htm