Está aqui

Uma cidade de inclusão

por Lerparaver

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra apresentou ontem a campanha “Tolerância Zero: Estacionar sem incomodar”, que pretende acabar com o estacionamento indevido.

Para já, e até ao próximo dia 20 de Outubro, a campanha “Tolerância Zero: Estacionar sem incomodar” passa por uma acção de sensibilização, através da “distribuição de folhetos que permitam explicar aos condutores menos cuidadosos que devem ter mais respeito pelos outros”, adiantou Carlos Encarnação.

Depois de feita a apresentação, começou imediatamente a distribuição dos folhetos, feita por algumas crianças e pessoas ligadas a associações como a Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) ou a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.

Para o autarca, estas “são pessoas que têm mais dificuldade no uso da cidade” e, como “se pretende que Coimbra seja uma cidade de inclusão e não de exclusão”, a autarquia fez “um esforço acrescido de actuação na via pública”. O objectivo é fazer com que haja “disciplina na cidade” e que “as pessoas que são responsáveis defendam aqueles que têm mais dificuldades”, esclareceu Carlos Encarnação, concluindo que a meta ideal seria “fazer com que todas as pessoas utilizassem os transportes públicos”.

Depois desta acção de sensibilização para que os condutores não estacionem em cima do passeio ou de passadeiras, dificultando a vida a todos e, principalmente, às pessoas com mais dificuldades, como idosos, invisuais ou pessoas em cadeira de rodas, a campanha passa para uma segunda fase. De 23 a 27 de Outubro, a Policia Municipal e a Policia de Segurança Publica (PSP) vão reforçar a acessibilidade e mobilidade dos cidadãos, em particular os portadores de deficiência ou com maior dificuldade de movimentação.

Esta acção decorrerá entre a Portagem e a Casa do Sal, zona que Carlos Encarnação definiu como uma das “mais complicadas e onde há mais confusão”.

A campanha “Tolerância Zero: Estacionar Sem Incomodar” é uma iniciativa do Grupo de Trabalho “Acessibilidades” da Rede Social de Coimbra e conta com a participação de várias associações de cidadãos com deficiência, PSP e autarquia, entre outras.

Fonte: http://www.asbeiras.pt/?area=coimbra&numero=34320&ed=10102006