Está aqui

Cego vai testar grau de info-exclusão em Portugal

por Lerparaver

Usando a Internet como o seu único recurso com o exterior, um invisual vai fechar-se durante num apartamento, em Lisboa, para testar a acessibilidade dos websites nacionais.

Ao longo de quinze dias, o utilizador vai tentar encomendar on-line comida e produtos de higiene, comprar produtos culturais e manter-se informado sobre a vida do País e do mundo.

Esta iniciativa pretende ainda que o cego tente marcar uma consulta num centro de saúde, compre um passe de transportes públicos e utilize os diversos portais da Administração Pública portuguesa através da Internet.

A experiência é promovida pela Vector21 com o alto patrocínio do Presidente da República, em parceria com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal e a Associação do Comércio Electrónico em Portugal.

Fonte: http://exameinformatica.clix.pt/noticias/internet/215176.html

Comentários

Espero bem que o cego em questão tenha boas performances no que aos leitores de ecrãn dizen respeito, sob pena de... passar fome!

Falando mais sério, penso que esta iniciativa é boa, mas os seus resultados podem ser ainda melhores se, no caso da inacesssibilidade de alguns portais e sites se fizer alguma coisa para inverter esta situação.

Espero que, no caso de serem apontados sites com inacessibilidade, estes façam as devidas deligências para inverter a situação!
Afinal é para isso que serve esta iniciativa!

Pedro Lima. LINCE

Pedro Lima

Bom, já passou algum tempo que esta notícia foi publicada, agora esperemos o resultado da experiência, cuja publicação seria também importante aqui no lerparaver!

Mas claro, a bem dizer, os resultados não devem ser nada animadores...

Tiago Duarte

Tiago Duarte

a ideia até é boa e quero dar os meus parabens. agora acho que essa pessoa antes de entrar podia dizer quem é assim podia ter mais apoios.
marciel

maciel

A informação sobre politica, desporto, enfim da vida do país é possível encontrar devido ao grande número de websites de jornal e outros. Quanto a alimentação, espero que tenha bem mais sorte que eu, pois o grande número de apresentações "flash" torna alguns sites bastante confusos.
O grande desafio será as páginas da administração. Todas com o símbolo de acessibilidade, o que não quer dizer 100% acessiveis. Bem, se pretender saber de algum processo que tramite na justiça, pode perder a esperança. Ninguém consegue pois o programa habilus não permite consultas... a não ser que o invisual seja advogado e tenha senhas para tal. Na area da saúde poderá marcar para o médico de família, mas não irá além deste. Nosso sistema de saude é um caos. Não temos medicos nas especialidades. Uma marcação por exemplo, no Hospital de Coimbra está para além de Setembro deste ano. E segundo informações a documentação deverá ser entregue no próprio hospital ou enviado pelo correio (CTT). Seria um experimento bastante perigoso para o invisual se a internet não abrisse a possibilidade de chats de relacionamentos, pois deste modo consegue amigos que poderiam safá-lo nas diversidades. Dedico-me a estudos de usabilidade e acessibilidade em sites governamentais e afirmo que, na falta de sites para compras, saúde, justiça, etc... envie um email ao primeiro ministro, falo sério. O site que remete ao gabinete do Sr. Primeiro Ministro é o que tem de melhor. Faça isto, envie um email ao Dr. Socrates, garanto que será sempre auxiliado em qualquer problema. Em tempo: não pertenço as fileiras do PS, apenas sou uma estudiosa que avalia websites.