A Associação Escola de Judo Ana Hormigo reforça a aposta, já reconhecida a nível nacional, na área adaptada deste desporto.
Esta é uma semana marcada por eventos importantes na modalidade de judo
Castelo Branco vai ser, no início de maio, a capital internacional do judo adaptado. Um seminário, um estágio e uma competição justificam o epíteto e a mensagem de uma modalidade ao alcance de todos.
A Associação Escola de Judo Ana Hormigo (AEJAH), que há alguns anos intervém nesta área, sendo o seu trabalho reconhecido a nível nacional, está nas três organizações. E tem como parceiros, sobretudo na parte da competição, o Special Olympics Portugal e a APPACDM de Castelo Branco.
O Open Internacional de Judo Adaptado realiza-se a 3 de maio, no pavilhão da Escola Superior de Educação. E integra o calendário de provas do Special Olympics. O evento salvaguarda “os objetivos fundamentais e princípios do movimento”, isto é a equidade através das regras oficiais do SO e realização do divisioning (agrupamentos). “Respeita, assim, a diferença entre o nível de desempenho ou capacidade de todos os atletas”, explicam os organizadores.
Presente estará o lema de um pódio para todos. “É mais uma boa oportunidade para fortalecer a ideia e o propósito de judo para todos”, acrescente Abel Louro, da AEJAH e um dos responsáveis por esta área na Federação Portuguesa de Judo.
Já o seminário internacional decorrerá, no mesmo dia, no auditório da Superior de Educação albicastrense. A moderação estará a cargo de Maria Helena Mesquita, coordenadora do mestrado em Educação Especial. São anunciados como oradores: Jean Luc Las, quadro técnico da Federação Francesa de Judo; Elisabeth Anne, assistente médica de psicologia, em França; Jean Philippe, educador especializado; Pedro Serra, diretor técnico do Special Olympics Portugal; José Lourenço, presidente do Comité Paralímpico de Portugal; e Abel Louro, técnico responsável da Escola de Judo Ana Hormigo.
AEJAH e APPACDM de Castelo Branco apostam forte nesta realização, pretendendo com ela “aproximar a comunidade nacional e internacional à realidade do desporto adaptado e a sua importância na inclusão das pessoas com deficiência”. Serão apresentados “projetos inovadores de sucesso na área do desporto para pessoas com deficiência (motora, visual, auditiva, intelectual) a nível internacional”.
O estágio decorre entre os dias 2 e 5 de maio.
E UM OPEN INTERNACIONAL DE NE-WAZA
Campeonato sub-23 é em Castelo Branco
Imediatamente após os eventos internacionais de judo adaptado, Castelo Branco será anfitrião do campeonato nacional de sub-23, no âmbito das principais provas da Federação Portuguesa de Judo. É no dia 7 de maio no pavilhão da Escola Superior de Educação.
No dia anterior, 6, a mesma infraestrutura é palco da segunda edição do Open Internacional de Ne-Waza. É uma organização da Associação Escola de Judo Ana Hormigo em parceria com a Federação de Ju-Jitsu e Disciplinas Associadas de Portugal.
O ne-waza pode ser traduzido como o conjunto de técnicas das artes marciais japonesas que são executadas no chão.
Associado a este open está um treino na parte da manhã orientado pelo Mestre Malik Bem Ali, vice-campeão europeu de ne-waza em 2013 e bicampeão francês nos anos de 2012 e 2013.
Fonte:
http://www.reconquista.pt/articles/castelo-branco-capital-do-judo-por-um...
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 1638 leituras