Está aqui

Café com cafeína vinculado a perda de visão e até cegueira

por Norberto Sousa

Um novo estudo sugere que os consumidores de café com cafeína deveriam moderar o consumo após se ter verificado que está vinculado a perda de visão e, em última instância, a cegueira.O trabalho, publicado na revista Investigative Ophthalmology & Visual Science, revela que um consumo elevado de café sem ser descafeinado aumenta a risco de desenvolver glaucoma esfoliativo, uma das causas mais frequentes do glaucoma a nível mundial.

O estudo «The Relation between Caffeine and Coffee Consumption and Exfoliation Glaucoma or Glaucoma Suspect: A Prospective Study in Two Cohorts» é o primeiro a analisar a relação entre o consumo de café e o glaucoma esfoliativo na população americana.

«O povo escandinavo tem o maior índice deste síndrome», segundo o autor, Jae Hee Kang, do Women´s Hospital em Boston, uma vez que os escandinavos são um dos povos que mais consomem café com cafeína em todo o mundo, observou.

O estudo foi realizado com base em duas amostras: 78.977 mulheres e 41.202 homens, todos com mais de 40 anos, e conduzido em dois institutos diferentes. Os grupos foram divididos por géneros. Nenhum dos voluntários apresentava problemas de glaucoma e visitava regularmente o oftalmologista desde 1980 até 2008.

A equipa de investigação recorreu a questionários para obter dados válidos sobre o consumo de café e analisou, de seguida, registos médicos para determinar casos de glaucoma esfoliativo, que contribui para elevar a pressão óptica ao ponto de afectar o nervo óptico.

Comparando os dois grupos, verificou-se que, comparativamente aos que não bebiam café, aqueles que consumiam três ou mais chávenas por dia tinham um risco muito mais elevado de desenvolver a doença.

Não foram encontradas associações com outras bebidas com cafeína, tais como refrigerantes, chá, chocolate ou café descafeinado.

Fonte:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=595116