Está aqui

Brasil: MPF faz inspeção para verificar acessibilidade da Arena da Amazônia

por Norberto Sousa

Inquérito civil da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão quer verificar acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida ao estádio poliesportivo que será palco dos jogos da Copa do Mundo, em Manaus.

A inspeção faz parte das medidas adotadas pela PRDC em inquérito civil público que apura as condições de acessibilidade da Arena da Amazônia. Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal no Amazonas, por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), esteve nessa terça-feira (14) na Arena da Amazônia para verificar se o empreendimento atende às condições de acessibilidade para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. Representantes do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP/AM) também acompanharam a inspeção.

No local, foi verificado que a quantidade de cadeiras destinadas às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida atende à previsão do Decreto nº 7.783/12, que regulamenta a Lei Geral da Copa. Os assentos estão localizados em pavimento acessível, próximo aos corredores, com boa visibilidade. Há espaço para acompanhante, mantendo os assentos acessíveis integrados aos demais.

Outro aspecto avaliado foi a instalação de sinalização tátil de padrão internacional, que chega a superar o previsto na legislação brasileira, na Norma ABNT NBR 9050. Rota de fuga, acessibilidade de banheiros e lanchonete foram também pontos verificados pelo MPF/AM e pelo MP/AM durante a inspeção à arena. Os órgãos foram informados ainda que os ônibus que farão o transporte dos torcedores dos estacionamentos da cidade até o estádio serão adaptados a cadeirantes.

A inspeção faz parte das medidas adotadas pela PRDC em inquérito civil público que apura as condições de acessibilidade da Arena da Amazônia. O empreendimento é uma das obras construídas para a realização da Copa do Mundo de Futebol 2014, evento do qual Manaus é uma das cidades-sede.

Fonte:
http://chicoterra.com/2014/01/16/mpf-faz-inspecao-para-verificar-acessib...