Está aqui

Brasil: Idosos podem ficar cegos após mutirão em Barueri

por Norberto Sousa

O objetivo da cirurgia era reverter os problemas de catarata dos indivíduos com mais de 60 anos
Os pacientes passaram pelo procedimento no dia 6 de agosto / Mary Leal/Divulgação/GDF

No dia 6 de agosto, cerca de 20 pacientes, com mais de 60 anos, procuraram o mutirão de catarata realizado em Barueri com o objetivo de solucionar os problemas de visão. Entretanto, o procedimento causou um resultado inverso em 18 destas pessoas, que estão à beira da cegueira.

De acordo com a Agência Brasil, a prefeitura da cidade confirmou a informação. E, se houver o agravamento da situação, os prejudicados poderão contar com o encaminhamento para um transplante de córnea. “Cabe ressaltar que estes pacientes estão sendo avaliados e que, até o momento, apresentam quadro de baixa visão e não de cegueira como foi veiculado”, informou a prefeitura.

Piora / Em 12 destes indivíduos, o quadro evoluiu para Síndrome Tóxica do Segmento Anterior (Tass), que se trata de uma complicação estimulada por medicamentos, materiais cirúrgicos, talco de luvas ou lubrificante de lentes.

Análise / Em entrevista exibida pelo Fantástico, no último domingo (28), Eduardo Gomes de Menezes, subsecretário de saúde do município, disse que a suspeita principal gira em torno dos anestésicos utilizados para as operações. “Você tem 18 pacientes que você anestesia e que se queixam de dor intensa e passa. E depois você vai avaliar 18 de 12 e eles apresentam uma síndrome tóxica. Aí a gente é obrigado a começar pensando por aqui”, ressaltou.

Resposta / As empresas responsáveis pelos anestésicos, a Alcon e a Cristália, declararam que em análise, não foi apontada nenhuma alteração em decorrência do uso das anestesias nas cirurgias em Barueri.

Providências / A Secretaria de Saúde da cidade divulgou em nota que irá investigar as possíveis causas do problema e que já acionou diferentes setores para avaliação do caso, como informa a Agência Brasil.

Fonte:
http://diariosp.com.br/noticia/detalhe/72966/idosos-podem-ficar-cegos-ap...