Um projeto desenvolvido pela equipe do Núcleo de Tecnologia Assistiva do Instituto Federal do Ceará (IFCE) venceu o Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, organizado pelo W3C, na categoria Aplicativos e Tecnologias Assistivas. O aplicativo tem como objetivo ajudar pessoas com algum tipo de deficiência motora, que restrinja o uso do mouse. O resultado foi divulgado em cerimônia realizada no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Como funciona
O aplicativo pode ser implantado em um tablet ou smartphone conectando um desses equipamentos ao computador, via bluetooth. A tecnologia cria uma interface de mouse que possibilitará a interação com o computador e a navegação pela internet.
"O aplicativo vai substituir as funções do mouse convencional. Nós pensamos em uma solução para tablet e smartphone, um espaço maior, onde as pessoas possam interagir com o dispositivo e controlar o mouse do computador, tanto com movimentos horizontais e verticais, como com clicks", disse o coordenador do Núcleo, Agebson Rocha. Segundo ele, a equipe foi formada por cinco pessoas, entre alunos e servidores do IFCE.
Para funcionar corretamente, o computador precisa ter instalado o Java-32 bit e bluetooth habilitado. Já o dispositivo móvel necessita dispor do sistema Android 2.3.3 ou superior. No momento, a equipe do Núcleo de Tecnologia Assistiva do IFCE providencia o registro do software para que possa disponibilizá-lo para distribuição gratuita.
Fonte:
http://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2013/12/04/noticiafortaleza,317230...
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 1125 leituras