Nova função integrada pela Receita Federal no software IRPF 2007 guia usuários cegos pela declaração por meio de comandos de voz
Pela primeira vez, deficientes visuais conseguirão preencher a própria declaração do Imposto de Renda, graças ao programa de voz oferecido junto ao software oferecido pela Receita Federal.
Na prática, o deficiente visual navegará por uma página contínua, inserindo os dados pedidos e tendo a confirmação do que digitou quando acessar o programa IRPF 2007 na página da Receita Federal.
Baixe os programas:
> Download do IRPF 2007 versão Windows - http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/programas/irpf/2007/PGDIrpf200... Download do IRPF 2007 versão Java - http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/programas/irpf/2007/PGDIrpf200... Download do Receitanet - http://pcworld.uol.com.br/downloads/2007/03/01/idgdownload.2007-03-01.62...
O programa para os deficientes visuais funcionará desde que o computador do contribuinte já tenha um programa de voz, produto disponível no mercado. Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, o programa permitirá que o deficiente visual tenha certeza dos dados passados para a Receita, sem depender de outras pessoas para realizar o trabalho.
Segundo Adir, não há estimativa de quantos são os contribuintes com deficiência visual, mas é comum o programa de voz nas máquinas dos que não enxergam e trabalham com computador.
"Acreditamos que a participação será significativa, revelou o supervisor.
De maneira geral, a Receita espera que 23,5 milhões de contribuintes declarem seus ganhos relativos ao ano de 2006 pela internet até o dia 30 de abril.
Fonte: http://pcworld.uol.com.br
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 1868 leituras