Está aqui

Brasil - Deficientes discutem acessibilidade

por Lerparaver

Teve início ontem e se estenderá até amanhã, uma série de atividades que visam promover o debate sobre a pessoa com deficiência e a questão da acessibilidade. A iniciativa é do Fórum das Entidades de Pessoas Portadoras de Deficiência e Patologia do Maranhão.

Na primeira das atividades, no domingo, houve um dia de lazer no clube Grêmio Lítero Recreativo Português, no bairro Anil, onde os participantes puderam praticar vários esportes, como futebol para cegos e basquete em cadeiras de rodas.

De acordo com Dilson Ramos Bessa Júnior, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, a discussão sobre acessibilidade vem tomando força nos últimos meses em todo o país, principalmente por que os órgãos públicos, em especial, têm até julho de 2007 para adaptarem-se às necessidades de acesso.

“Mas a questão da acessibilidade não se resume em construir rampas. Significa também disponibilizar serviços em braile para que os cegos possam ler, ou ainda atendimento especial aos surdos, via Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS). E o que pretendemos é mostrar para as entidades, tanto públicas como privadas, que essas adequações são simples e possíveis”, explicou Dilson.

Ao todo, foram convidadas 18 entidades em todo o Estado para participar das atividades do Fórum de Entidades de Pessoas Portadoras de Deficiência e Patologia.

Fonte: http://imirante.globo.com/oestadoma/destaque/destaque.asp?codigo1=101040

Nota: contribuição, via e-mail, de Pedro Afonso.

Comentários

Acessibilidade é algo que todas as pessoas precisam se conscientizar é um processo de inclusão, e a discussão pelos deficientes já é um bom início, agora é preciso expandir.