De 3 a 6 de Julho, a Câmara Municipal de Braga, através do Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência, promove a Semana do Desporto Adaptado. A iniciativa é apresentada hoje pelo presidente da autarquia.
A Semana do Des-porto Adaptado, uma acção a desenvolver de 3 a 6 de Julho a partir do Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência, é apresentada hoje, pelas 11,30 horas, pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, no salão nobre dos Paços do Concelho. A através da iniciativa, o município propõe-se reforçar a sua interacção com as entidades promotoras de desporto para os cidadãos com deficiência e sensibilizar as demais para o fomento desta valência. A Semana do Desporto Adaptado, que aproveita o contexto social de afecto ao movimento desportivo, vai manifestar-se em diversos espaços e em múltiplas iniciativas, entre elas a exposição fotográfica Portadores da Luz Diário de uma Missão, mostra que vai estar patente ao público no BragaParque e que dá a conhecer um conjunto de atletas paralímpicos portugueses, pessoas cuja deficiência não foi um fim de vida, antes um incentivo ao recomeço.
Muitos torneios
Destaca-se igualmente um conjunto de torneios em várias modalidades, designadamente os de goalball e de basquetebol em cadeira-de-rodas, a realizar no pavilhão da Escola Secundária Alberto Sampaio; o de futebol de sete, no Estádio 1.º de Maio; o de futebol em cadeira-de-rodas eléctrica, no Pavilhão Municipal Flávio Sá Leite; e o de atletismo adaptado, igualmente no Estádio Municipal 1.º de Maio. Completam-se os destaques com o colóquio Oportunidades no Desporto para Deficientes Realidade ou Ficção?, a realizar na tarde de 6 de Julho no auditório da Biblioteca Craveiro da Silva, em que é conferente Jorge Vilela de Carvalho, chefe-de-missão portuguesa aos Jogos Paralímpicos de Atenas 2004, director-técnico da Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes e docente da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa.
Na Taça Cidade de Braga em Atletismo, o Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência tem já confirmada a participação de 68 atletas, com origem em entidades como o Instituto João Novais e Sousa ou as delegações de Braga e Famalicão da Associação Portuguesa de Apoio ao Cidadão Deficiente Mental. A Taça Cidade de Braga de Atletismo em Cadeira-de-Rodas tem garantidos já 11 atletas, número que sobe para 16 na Taça Cidade de Braga de Basquetebol em Cadeira-de-Rodas. A Taça Cidade de Braga em Cadeira-de-Rodas Eléctrica garantiu já 28 atletas, enquanto que o torneio homólogo para praticantes de futebol de sete regista a inscrição de 48 atletas, entre eles um grupo de 10 com afectos ao Futebol Clube do Porto. Na Taça Cidade de Braga em Goalball, para portadores de deficiência visual, estão inscritos 12 atletas, com origem na Académico Futebol Clube e na Acapo de Braga e Porto.
Fonte: http://www.correiodominho.com/noticia.ler.php?IDTema=6&ID=25031
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 3873 leituras