Está aqui

“Avalie a saúde dos seus olhos” é a mensagem escolhida para o Dia Mundial da Visão, este ano celebrado a 10 de outubro.

por Norberto Sousa

O Dia Mundial da Visão, comemorado anualmente na segunda quinta-feira do mês de outubro, este ano a 10 de outubro, é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Programa Visão 20/20, que visa a prevenção e tratamento da cegueira.

Depois de dois anos sem qualquer tema global, 2013 marca o lançamento de um novo Plano de Ação da OMS sobre a prevenção da cegueira evitável e da deficiência visual. De acordo com o novo plano de ação, o tema para o Dia Mundial da Visão 2013 é "Saúde Ocular Universal", concentrando-se, a cada ano a desenvolver um aspeto do plano, com o lançamento de um “repto” para a ação.

Para celebrar a data em 2013, "avalie a saúde dos seus olhos" (Get tour eyes tested) é a mensagem escolhida pela Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB - International Agency for the Prevention of Blindness).

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) acolhe a mensagem e deixa o alerta: vigiar a saúde dos olhos é a única forma de manter a qualidade da visão.

As principais causas de cegueira no mundo não são as mesmas que afetam os portugueses. Em Portugal, como noutros países do mundo ocidental, as principais causas de baixa visão e ou cegueira são a degenerescência macular ligada à idade (DMI), a retinopatia diabética e o glaucoma. “Em Portugal, embora sem dados concretos, poderemos afirmar que serão poucos os casos de cegueira total por causas passíveis de tratamento médico e ou cirúrgico. No entanto, temos vindo a observar um aumento de casos de baixa visão por retinopatia diabética e DMI”, explica Paulo Torres, presidente da SPO.

As principais causas dos 285 milhões de casos de baixa visão e cegueira no mundo são as cataratas, as doenças da córnea com opacificação, as infeções oculares e os erros refrativos não corrigidos. Todas elas poderiam ser prevenidas e ou tratadas se as populações tivessem acesso a cuidados de saúde adequados, o que não acontece na maior parte dos países em vias de desenvolvimento.

NS. Encontre outras referências na fonte:
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/noticia...