Georges Pacheco inaugura duas exposições
O Silo-Espaço Cultural do NorteShopping inaugura, hoje, duas exposições da autoria do fotógrafo Georges Pacheco: A Memória das Lágrimas e O Olhar dos Cegos, que vão estar patentes neste espaço até ao dia 22 de Maio. Cada exposição é constituída por 20 auto-retratos a preto e branco, nos quais as pessoas se revelam ao observador, retratadas com um cenário esvaziado de sentido, sem decoração e sem espelhos que vem focalizar a intensidade dramática em cada pessoa. Mais do que uma mera fotografia, cada retrato-objecto é um estudo psicológico.
Em ambas as exposições é anulada a apropriação do objecto pelo fotógrafo, que está aparentemente ausente, já que são as próprias pessoas retratadas que, através de um disparo único, se fixam em fotografia.
Na série A Memória das Lágrimas, o fotógrafo tentou perceber o que mostra de si cada pessoa que chora. Cada retrato é a história de uma lágrima, imobilizada cruamente e sem artifícios de cenário. Enquanto o modelo, isolado numa sala e decididamente só, disparava a máquina, o fotógrafo ausente aguardava o fim da operação para recolher, em questionário gravado, o cenário evocado que provocou o choro. A experiência de cada lágrima tem a ver com os acontecimentos e sentimentos evocados por cada um. A exibição dá a hipótese ao observador de entrar na memória e explicação dos que dizem porque conseguiram chorar.
Em O Olhar dos Cegos, mais uma vez, foram os próprios invisuais que dispararam o comando, enquanto o fotógrafo os informava do sítio da câmara. Ao visitante é lhe dada a oportunidade de confrontar as máscaras, desmascaradas ou não dos invisuais com as suas imagens-desejo, captadas em registo áudio.
O trabalho de Georges Pacheco poderá ser visitado todos os dias entre as 13h00 e as 24h00, até ao dia 22 de Maio.
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 8653 leituras
Comentários
Visita à exposição
Obrigada Amigos, por terem visitado já as nossas exposições. Gostei muito da vossa visita e espero ter a oportunidade de vos acompanhar nas próximas , sejam elas sobre que temáticas forem. Agradeço desde já a vossa simpatia e amabilidade em terem colocado no vosso site esta notícia! Até Breve! Dora Moura
Visitas guiadas e informação em braille
Visitei dia 5 de Abril esta exposição e gostei bastante.
Aproveito para informar que para os cegos estão disponíveis um catálogo em braille, bem como as legendas das fotografias.
Em alternativa ou não, podem contar também com uma visita guiada por alguém que parece realmente gostar do que faz, e de grande simpatia.