A brancura da poesia de Hélder Reis
O mar, Deus e o amor foram o mote para que Hélder Reis escrevesse um livro de poemas, que o apresentador quis que chegasse a todos sem excepção excepção. Escrito em tinta e em Braille Braille, esta obra literária inclui ainda uma pintura de Ophélia Marçal
Hélder Reis apresentou na passada sexta-feira, na Biblioteca Municipal de Ovar, aquela que é a primeira obra poética impressa a tinta e Braille. Este volume conta com inclusão táctil e com uma pintura de Ophélia Marçal, que pode ser apreciada por invisuais, uma vez que é feita em relevo. Branco é um livro de poesia que vai já na sua segunda edição. Esta é a primeira obra do género em Portugal e pretende alertar para a falta de ofertas culturais, nomeadamente livros, destinados a cegos. Editado pela Fundação Manuel Leão as receitas deste livro revertem a favor da ACAPO Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.
O Branco de Hélder Reis reflecte-se na unidade do eu e do silêncio onde se sente o mar, explicou Manuel Leão, editor do livro. Para além do fascínio pelo mar (Hélder Reis vive em Esmoriz) nesta obra sente-se a presença incontornável de Deus e a grandiosidade do amor. Ao todo são 82 páginas de poemas, pinturas e sentimentos. Manuel Leão frisou ainda que entrou neste projecto porque foi é uma obra literária com muita qualidade. É preciso fazer com que a cultura literária e artística chegue até aos cegos mas sempre com um alto nível de qualidade, reiterou. O editor salientou ainda que esta é uma forma de os cegos poderem conhecer um livro que nunca lhes foi permitido ler: poesia. Estimando-se que existam cerca de 160 mil cegos em Portugal este será com certeza um livro com bastante procura. O interlúdio musical ficou a cargo de dois elementos da banda Pólen, projecto encabeçado por Hélder Reis, que fizeram as delícias do público.
Acessibilidade para todos
Esta iniciativa decorreu no âmbito das comemorações do 10º aniversário do novo edifício da Biblioteca Municipal de Ovar, sob o tema Acessibilidade para todos: um longo caminho a percorrer. Nesta sessão foi ainda feita uma apresentação da empresa Ataraxia importador exclusivo de produtos de ajuda tecnológica/ informatizada, a nível mundial, para deficiência visual. Desde relógios, a jogos, passando por material escolar e panelas, esta empresa detém uma panóplia infindável de produtos e software para cegos.
CÁTIA ALVES DA SILVA
Fonte: http://www.jornalregional.com/?p=cfcd208495d565ef66e7dff9f98764da&distri...
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 2774 leituras