A arquitecta Carla Cachadinha apresenta, a 27 de Março, a tese «Acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada em edifícios de habitação».
Esta apresentação faz parte do ciclo :Encontros2, organizada pela Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos e tem lugar na sede da Ordem, às 19h.
A tese de Carla Cachadinha «apresenta especificações de acessibilidade aplicáveis a edifícios de habitação organizadas de acordo com três níveis de exigência para permitir o acesso e utilização (...) por pessoas com mobilidade condicionada».
Carla Cachadinha descreve, também, a evolução do parque habitacional e os problemas que encontrou em termos de acessibilidade na regulamentação portuguesa.
O trabalho inclui uma comparação da regulamentação nacional com as congéneres de cinco países (Espanha, França, Inglaterra, Alemanha e Áustria), «identificando as especificações de acessibilidade mais frequentes e os aspectos da regulamentação nacional que se afastam do nível de acessibilidade dos outros países».
Integra um conjunto de 10 entrevistas a especialistas portugueses em acessibilidade, um levantamento e avaliação da acessibilidade num lar de idosos e um quadro de especificações de acessibilidade organizadas por níveis de exigência, «com o objectivo de permitir a sua implementação gradual, atenuando o seu impacto e viabilizando a sua aplicação ao sector de habitação».
Carla Cachadinha é assistente da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e Mestre em Construção pelo Instituto Superior Técnico (2005). Investigadora no domínio das tecnologia de arquitectura, a sua área de especialização é a acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada em edifícios de habitação e a legislação aplicável aos projectos de arquitectura.
É autora de «Acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada em edifícios de habitação. Sistema de classificação por níveis de exigência» (edição do Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência), a tese que vai expôr na sede da Ordem e que foi apresentada em Abril de 2005 no Instituto Superior Técnico.
Sobre o mesmo tema, publicou «Acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada em edifícios de habitação» na revista da Faculdade de Arquitectura ArtiTextos (Janeiro de 2006, pp.73-90). Em termos de projecto, Carla Cachadinha é co-autora do Projecto do Aldeamento Turístico da Praia da Comporta (58 moradias em banda, recepção, balneários, piscinas, parque infantil e zonas de lazer), datado de 2007 e do projecto de licenciamento e projecto de Execução do lote 188 na Soltróia (condomínio fechado com 18 apartamentos, sete moradias, campo de ténis, piscina e arranjos exteriores, 2001-2004).
Fonte: http://www.oasrs.org/conteudo/agenda/noticias-detalhe.asp?noticia=480
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 3958 leituras
Comentários
Olá, bom dia, Li com
Olá, bom dia,
Li com atenção esta noticía que foi publicada no portal ler para Ver, mas fiquei sem saber muito bem qual era o dia em que irá decorrer esta iniciativa.
Rui Nunes