Está aqui

Acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada em edifícios de habitação

por Lerparaver

A arquitecta Carla Cachadinha apresenta, a 27 de Março, a tese «Acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada em edifícios de habitação».

Esta apresentação faz parte do ciclo :Encontros2, organizada pela Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos e tem lugar na sede da Ordem, às 19h.

A tese de Carla Cachadinha «apresenta especificações de acessibilidade aplicáveis a edifícios de habitação organizadas de acordo com três níveis de exigência para permitir o acesso e utilização (...) por pessoas com mobilidade condicionada».

Carla Cachadinha descreve, também, a evolução do parque habitacional e os problemas que encontrou em termos de acessibilidade na regulamentação portuguesa.

O trabalho inclui uma comparação da regulamentação nacional com as congéneres de cinco países (Espanha, França, Inglaterra, Alemanha e Áustria), «identificando as especificações de acessibilidade mais frequentes e os aspectos da regulamentação nacional que se afastam do nível de acessibilidade dos outros países».

Integra um conjunto de 10 entrevistas a especialistas portugueses em acessibilidade, um levantamento e avaliação da acessibilidade num lar de idosos e um quadro de especificações de acessibilidade organizadas por níveis de exigência, «com o objectivo de permitir a sua implementação gradual, atenuando o seu impacto e viabilizando a sua aplicação ao sector de habitação».

Carla Cachadinha é assistente da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e Mestre em Construção pelo Instituto Superior Técnico (2005). Investigadora no domínio das tecnologia de arquitectura, a sua área de especialização é a acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada em edifícios de habitação e a legislação aplicável aos projectos de arquitectura.

É autora de «Acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada em edifícios de habitação. Sistema de classificação por níveis de exigência» (edição do Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência), a tese que vai expôr na sede da Ordem e que foi apresentada em Abril de 2005 no Instituto Superior Técnico.

Sobre o mesmo tema, publicou «Acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada em edifícios de habitação» na revista da Faculdade de Arquitectura ArtiTextos (Janeiro de 2006, pp.73-90). Em termos de projecto, Carla Cachadinha é co-autora do Projecto do Aldeamento Turístico da Praia da Comporta (58 moradias em banda, recepção, balneários, piscinas, parque infantil e zonas de lazer), datado de 2007 e do projecto de licenciamento e projecto de Execução do lote 188 na Soltróia (condomínio fechado com 18 apartamentos, sete moradias, campo de ténis, piscina e arranjos exteriores, 2001-2004).

Fonte: http://www.oasrs.org/conteudo/agenda/noticias-detalhe.asp?noticia=480

Comentários

Olá, bom dia,

Li com atenção esta noticía que foi publicada no portal ler para Ver, mas fiquei sem saber muito bem qual era o dia em que irá decorrer esta iniciativa.

Rui Nunes