Interessados em realizar Curso de graduação em Letras e Língua Brasileira de Sinais (Libras) agora terão a oportunidade de aprofundar os conhecimentos. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com oito instituições de ensino superior públicas, está com inscrições abertas para a seleção de candidatos até 7 de agosto. O público prioritário são os professores (surdos) que estão em sala de aula trabalhando com a língua de sinais.
O curso, que terá 500 vagas, sendo 60 na UFSC e 55 em cada um dos pólos, será na modalidade semipresencial. A duração do curso será de quatro anos e a certificação feita pela UFSC. No vestibular, que será no dia 27 de agosto , o candidato deve mostrar fluência em Libras, pois as provas serão na língua de sinais e a compreensão de textos em língua portuguesa. Para todos os conteúdos em língua portuguesa haverá intérprete em Libras.
Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e se enquadrar em uma das seguintes categorias: ser instrutor surdo de Libras certificado ou surdo fluente na Língua Brasileira de Sinais. A inscrição será feita somente no http://www.coperve.ufsc.br, mas o candidato deve indicar no ato da inscrição em qual cidade fará a prova e o curso: Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santa Maria (RS) e São Paulo (SP).
O processo seletivo para a graduação em letras/Libras terá etapa única composta por duas provas objetivas: 15 questões sobre conhecimentos gerais, formuladas em Libras e cinco questões sobre conteúdos da língua portuguesa, formuladas em língua portuguesa. A prova terá duração de três horas, das 14h às 18h, no dia 27 de agosto. A UFSC divulgará a relação dos aprovados em 6 de setembro; a matrícula será feita no pólo onde o aluno fará o curso de 11 a 14 de setembro; e as aulas iniciam em 15 de setembro.
Pólos - Sob a coordenação da UFSC, o curso será oferecido pelas universidades federais do Amazonas (Ufam), Ceará (UFCE), Bahia (UFBA), Brasília (UnB), Santa Maria (UFSM), estadual de São Paulo (USP), Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) e Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Goiânia (GO).
Consulte a íntegra do edital no seguinte endereço eletrônico http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/edital_ufsc.pdf
Serviço:
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 15220 leituras
Comentários
**Alguns surdos querem q faculdade gratuito ufam mas lugares**
"CICLO DA INVISIBLIDADE"
>>Pessoas com deficiência não conseguem sair de casa, portanto, não vistas pela sociedade, assim,
>>Deixam de ser reconhecidas como parte dela, por esse motivo,
>>Não são consideradas suas garantias de acesso a bens, direitos e serviços, desta forma,
>>Não há como serem incluídas na sociedade,
>>Conseqüentemente, continuam invisiveis.
Lei nº 558 de 01/09/2000- Dispõe sobre a inclusão da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS, no currículo escolar da Rede Municipal de Ensino.
Lei nº 567 de 09/11/2000 - Assegura a informação e o atendimento aos Deficientes Auditivos em orgãos públicos do Municípo, por meio da Língua de Brasileira de Sinais-LIBRAS.
Lei nº 569 de 09/11/2000 - Assegura matriculas aos estudantes portadores de deficiência locomotora em escolas, da rede municipal de ensino, mais próxima de suas residências.
Esse entendeu?? Desculpa!! Sou surda mesmo. Luta continua...