Na 6ª Edição do Prémio Eng.º Jaime Filipe, a Comissão de Análise deliberou no âmbito das suas competências atribuir o 1º Prémio e duas Menções Honrosas:
1º Prémio:
Magic Key, autoria de Luís Filipe da Costa Figueiredo
A concepção inovadora premiada destina-se sobretudo a indivíduos tetraplégicos porque permite a alguém sem mobilidade nos membros superiores, controlar completamente um computador movendo o cursor do rato através de movimentos laterais e subtis da cabeça e a tecla do rato pelo movimento de "piscar de olho".
Trata-se de uma aplicação informática que permite, através de uma vulgar WebCam, adaptada a esta aplicação, instalada por baixo do monitor e virada para a face do utilizador, a aquisição de imagens com uma resolução de 640*480, a uma frequência de 30 imagens por segundo. As imagens são então processadas em tempo real pela aplicação que se encontra a funcionar em background, sendo assim totalmente transparente para o utilizador do computador.
A 1ª fase do processamento consiste na determinação automática do nariz do utilizador, que será sempre o ponto central de referência da face do utilizador. A partir do conhecimento das coordenadas do nariz no referencial de coordenadas da imagem é feito o seu mapeamento para o referencial de coordenadas do monitor, sendo aí colocado o cursor do rato. É utilizado um sistema directo de mapeamento de coordenadas, o que significa que se utilizam sempre as coordenadas absolutas da posição do nariz e não as coordenadas relativas em relação à imagem anterior. Apesar de se utilizar uma vulgar WebCam,, com um resolução de 640*480 e tendo em conta que os movimentos horizontais da face do utilizador não ultrapassam, em regra, os 100 Pixels e os movimentos verticais não ultrapassam, em regra, os 50 Pixels, os algoritmos desenvolvidos de mapeamento de coordenadas permitem posicionar o cursor do rato exactamente no Pixel pretendido.
Esta concepção inovadora permite ainda que, o cursor do rato acompanhe sempre em tempo real o movimento da cabeça. Assim através de uma forma simples e prática, o utilizador poderá facilmente deslocar o cursor do rato com o movimento da cabeça. A solução desenvolvida para premir um ou os dois botões do rato, passou pela utilização do "piscar de olhos".
Esta aplicação é praticamente independente das condições de iluminação do local, tolera bem a utilização de óculos ou lentes de contacto, desde que não provoquem reflexos significativos das fontes de luz eventualmente existentes à frente do utilizador.
A aplicação dispõe de um grande número de parâmetros, o que permite o seu ajuste às necessidades individuais de cada utilizador, bem como um módulo de auto-configuração em que a própria aplicação ajusta esses parâmetros às características físicas do seu utilizador.
Menções Honrosas:
Dispositivo de Leitura para Invisuais, da Homepage, Consultoria Informática, Lda.
Trata-se de um software introduzido num telemóvel e no servidor da empresa operadora de telecomunicações, que permite a transformação em áudio, audível no próprio telemóvel, de um texto fotografado pela câmara do referido telemóvel.
A aplicação possui elevado grau de portatibilidade e praticabilidade, dado que os telemóveis se tornaram objectos de uso corrente.
O serviço proporcionado por esta concepção inovadora permite ainda, a tradução de texto para diversos idiomas. Desta forma poderá não se destinar apenas a pessoas com dificuldades de visão, mas ao público em geral.
O produto está actualmente concebido para ler texto de livros e revistas. No entanto poderá ser programado para a leitura de outro tipo de documentos, designadamente formulários, bilhetes de comboio, entre outros textos.
Cadeira de Rodas Omnidireccional da SAR - Soluções de Automação e Robótica Lda.
Esta cadeira, devido a um sistema de rodas omnidireccionais de pequeno diâmetro e a um sistema de controlo das rodas propulsionadas por motores eléctricos que foi concebido a pensar no futebol robótico, possui elevado grau de mobilidade, destinando-se sobretudo a espaços interiores.
Pretende-se com o presente produto que este tenha capacidade para um adulto com até cerca de 120 Kg.
As rodas utilizadas nesta cadeira produzem menor vibração face às rodas habitualmente usadas em cadeiras de rodas.
A Cadeira de Rodas Omnidireccional permite ainda, que indivíduos sem os membros inferiores possam utilizar este Produto com a devida estabilidade.
Esta cadeira possui um comando por joystick ou por controlo remoto, para que o próprio ou o acompanhante possa comandar a cadeira. O controlo remoto sem fios permite por exemplo que o utilizador possa trazer a cadeira até si quando esta se encontra afastada.
Em resumo a utilidade desta cadeira prende-se com a sua fácil manobrabilidade e respectivo controlo automático.
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 2222 leituras