Teatro com áudio-descrição
Eu gostei tanto da ópera com áudio-descrição que no dia seguinte fui ao teatro assistir a Peça Escola de Mulheres. Também com áudio-descrição, é claro.
O ponto mais interessante é que eu já havia assistido essa peça sem a áudio-descrição e ficou fácil a comparação.
Falando um pouco da minha experiência, há momentos em que o áudio-descritor fala ao mesmo tempo que o ator e isso faz com que a pessoa perca algumas palavras de um ou de outro. Mas, isso não chega a ser um problema.
Na questão da expressão corporal houve um ganho de cerca de 90%. Percebi que na primeira vez, sem a áudio-descrição eu havia perdido cenas inteiras, visto que, eram cenas apenas visuais.Não digo que o ganho foi total, porque houveram alguns gestos que não foram narrados pelo áudio-descritor.
Com todo esse ganho eu recomendo a todos que lutem pela disseminação da áudio-descrição em seus países.
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 2617 leituras