Está aqui

Verdadeiro Olhar - blog de Sérgio Gonçalves

Porto: Invisuais expõem os seus "olhares" sobre a vida

por Sérgio Gonçalves

Porto: Invisuais expõem os seus "olhares" sobre a vida
Porto, 10 Nov (Lusa) - Emerson, José, Andreia, Maria, Adélio e Júlio são invisuais mas impressionaram o júri de um concurso de pintura e escultura com os seus "olhares" sobre a vida.
As suas obras premiadas, e as de outros participantes neste concurso destinado a deficientes visuais, estão expostas na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, até dia 22.

Organizada pelo Grupóptico, em parceria com a ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), a iniciativa intitulada "Olhares" pretendeu envolver na arte as pessoas com deficiência visual.

OS vencedores, três em cada categoria (juvenil e adulto) receberam hoje os respectivos prémios, que no total ascenderam a 7.500 euros e consistiram em ajudas visuais no âmbito da informática, nomeadamente software para reconhecimento de texto, software de leitura de ecrã Windows-Eyes e Linha Braille de 40 células sem fio.

Em declarações à Lusa, Hélder Oliveira, director-geral da empresa e promotor do evento, disse que o objectivo foi estimular laços de proximidade entre a comunidade deficiente visual e a restante população e fomentar a criação de obras de arte que "expressem outros olhares".

"Quisemos fazê-las ver que são capazes, que a sua incapacidade é física, mas que não deve ser limitadora", frisou.

As 40 obras que compõem a exposição chegaram de todo o pais - Aveiro, Barcelos, Castelo Branco, Damaia, Gaia, Guimarães, Lisboa, Porto, Viana do Castelo e Vila Nova de Famalicão, entre outros.

Além da pintura e da escultura, premiadas no concurso, a exposição integra também trabalhos com colagens e fotografias.

"Usaram barro, gesso, colagens, arroz, ervas de chá, massas e outros ingredientes culinários e, sobretudo, uma imaginação ímpar", frisou o responsável.

A mostra estará patente até 22 de Novembro, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, mas as obras podem ainda ser apreciadas numa mostra virtual em www.grupotico.pt e www.acapo.pt.

Os trabalhos podem ser licitados, quer no local da exposição quer na mostra virtual disponível em www.grupotico.pt, até ao dia 15 de Dezembro.

O valor total resultante da licitação será entregue à ACAPO Porto para a aquisição de materiais necessários a delegação Norte do organismo.

Fonte - http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/cec5e0fe7c3f707e9afb8e.html

PM.

Sérgio Gonçalves
E-mail/msn:
smag007@gmail.com
Grupo:
http://groups.google.pt/group/informaticaparatodos?hl=pt-PT?hl=pt-PT

Comentários

Boa tarde.
Fico muito feliz por saber que se promovem eventos desta categoria em Portugal. Acho que é importante para a nossa sociedade, principalmente para aqueles que tratam os deficientes como uns coitadinhos.
Cumprimentos para todos

Ana Andrade

Olá a todos!

Parabéns aos Senhores que desenvoveram esta tipo de evento.
Todos os protagonistas estão de parabéns e deveria haver mais iniciativas deste género, o que é pena.
Vamos para a frente...
Beijinhos Ana Santos