A ilha de São Miguel, nos Açores, vai receber de 8 a 26 de Maio uma exposição de literatura. A particularidade da iniciativa está na forma de apresentação das obras. Com o intuito de dar a conhecer poetas açorianos aos invisuais, as obras expostas estão traduzidas em Braille mas vão estar também disponíveis em formato sonoro para os que não possuem conhecimentos de Braille.
Na exposição vão estar obras de Natália Correia, Vitorino Nemésio, Roberto Mesquita entre outros que foram traduzidas para Braille pela Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO). No ano passado a Academia de Letras dos Açores realizou uma iniciativa semelhante, como houve grande adesão por parte do público a exposição vai ser repetida.
A iniciativa está a cargo da editora Morada da Escrita e vai realizar-se na casa onde nasceu e viveu o poeta Armando Côrtes-Rodrigues.
A par da exposição, vai arrancar o serviço de empréstimos de livros em Braille pela Biblioteca Pública e o Arquivo Regional de Ponta Delgada, a partir de 22 de Maio.
João Cerca
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 1991 leituras