Durante solenidade realizada na noite desta terça-feira (31) no estande do Senado instalado na 52ª Feira do Livro de Porto Alegre, o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) deu uma boa notícia aos representantes do Instituto Santa Luzia, da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul, da União Brasileira de Cegos, da Federação Rio-grandense de Entidades de e para Cegos e da Associação dos Deficientes Visuais de Bento Gonçalves: o governo federal vai abolir o pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) atualmente cobrado na comercialização de impressoras braile.
- Algumas associações de apoio aos deficientes visuais me encaminharam um ofício solicitando a isenção de IPI. Resolvi repassar esse pleito ao ministro da Fazenda, Guido Mantega. Na semana passada, ele entrou em contato comigo e comunicou que baixará uma portaria ministerial incluindo as impressoras braile entre os produtos que têm direito à isenção do IPI - afirmou Zambiasi.
Os representantes das associações foram ao estande do Senado receber o Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa, impresso em braile - sistema de escrita em relevo para os cegos lerem - pela Secretaria Especial de Editoração e Publicações (SEEP). Cada entidade recebeu os cinco volumes que compõem a obra, totalizando cerca de dez mil verbetes. O professor Joaquim Campelo Marques foi o organizador da publicação.
Marco Antonio dos Santos Bertoglio, representante da Federação Rio-grandense de Entidades de e para Cegos e da União Brasileira de Cegos, esteve na solenidade acompanhado por seu cão-guia, da raça Labrador, chamado Jack. A lei que permitiu que pessoas com deficiência visual entrem e permaneçam com cachorros em ambientes de uso coletivo foi proposta pelo senador Romeu Tuma (PFL-SP), que, atendendo a uma solicitação de deficientes visuais do Rio Grande do Sul, também defendeu a idéia da publicação do dicionário em braile.
Outra boa notícia foi anunciada pelo diretor da SEEP, Júlio Werner Pedrosa, que informou que o Senado vai inaugurar no próximo dia 21 as novas impressoras braile adquiridas recentemente. Ele contou que, enquanto os equipamentos atualmente utilizados imprimem uma folha por minuto, os novos têm uma velocidade cinco vezes superior.
Fonte: http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=59281&codApl...
Nota: contributo, via e-mail, de Pedro Afonso.
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 3127 leituras
Comentários
Endereço de email do senador.
Cristiana M. C.Para parabenizar o senador pela iniciativa, propor alterações e sugerir novas iniciativas, envie email para
sergio.zambiasi@senador.gov.br