Tracoma atinge 5% dos brasileiros; maioria da população nunca fez exame.
Pesquisadores treinados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) começam, nesta quinta-feira (23), em Pernambuco, um censo para detectar a incidência do tracoma na população. A doença afeta os olhos e é semelhante a um tipo de conjuntivite, podendo levar à cegueira se não for tratada precocemente.
A estimativa é que o tracoma afete 5% dos brasileiros. A doença é uma das mais negligenciadas pelo sistema de saúde. Ela tem tratamento e cura, mas a maioria da população nunca fez exame e muitos nunca nem ouviram falar.
A inflamação da córnea e da conjuntiva é causada por uma bactéria chamada Chlamydia trachomatis. Os olhos ficam irritados, lacrimejando. Com o tempo, as pálpebras incham e surgem cicatrizes. Às vezes, os cílios ficam invertidos e arranham a córnea. Infecções recorrentes podem levar à cegueira.
O pior é que o tracoma é altamente transmissível. "Você pode transmitir a doença por meio do compartilhamento de toalhas de banho, lençol, fronhas, maquiagem ou então a pessoa coça o olho e toque em alguém", explicou a coordenadora nacional da pesquisa, Gilselle Campozana.
O censo vai começar por Pernambuco e Tocantins. Somente áreas de risco social serão pesquisadas. Aqui no estado, 20 técnicos foram treinados na Fiocruz. Divididos em grupos de quatro, com mochila, uniforme e crachá, eles vão visitar 72 municípios e devem ouvir 68 mil pessoas.
No Recife, serão 225 casas, na área do Coque e Joana Bezerra, na área central. A ideia é também orientar a comunidade. Nos locais onde houver crianças de um a nove anos, fase em que é maior a probabilidade de transmissão da doença, todos os moradores serão examinados. Se o exame der positivo, será feito o tratamento.
A meta é eliminar a doença do mundo em 2020 e no Brasil, em 2015. "O tracoma está intimamente ligado às condições sociais da população, como água, saneamento, dejetos do lixo, esgotamento sanitário, higiene pessoal", apontou Campozana.
Fonte:
http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2014/01/censo-vai-mapear-em-pe-in...
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 1062 leituras