Programa de ensaio de orquestras virtuais
Venha experimentar este programa e contribuir para o seu melhoramento.
O MIDIchat é um programa de música pela internet que permite o ensaio de orquestras virtuais com os músicos em diferentes locais.
O próprio nome MIDIchat resulta de combinação do nome do protocolo musical MIDI com o nome genérico das plataformas de conversação on-line na internet CHAT.
Embora a ideia inicial visasse estabelecer uma plataforma de ensaio virtual para pessoas com deficiência visual ou motora, verifica-se que este conceito pode ser também muito interessante para todos os músicos e público em geral.
Eis algumas das ideias centrais do projecto:
- Facilitar o estabelecimento de redes de amizade com base na comunhão do interesse pela música;
- Permitir a interacção entre diferentes grupos sociais, deficientes ou não, assumindo-se como um processo socializante e facilitador da comunicação;
- Combater o isolamento, não só de deficientes visuais ou motores mas também de outros grupos;
- Aproximar os povos de vários continentes facilitando o contacto multilinguístico e o diálogo multi-cultural;
- Promover o ensino musical à distância, obviando as dificuldades da mobilidade, especialmente no caso do aluno ou do professor ser uma pessoa com deficiência;
- Promover o envolvimento das pessoas com deficiência em processos de inovação tecnológica, na medida em que a I&D se assume aqui como um processo participativo;
- Sensibilizar a comunidade em geral para a aplicação das Tecnolgias da Informação e da Comunicação (TICs) na estruturação e coesão social;
- Facilitar a troca de ideias e experiências.
O software encontra-se em desenvolvimento contínuo e teste pelos utilizadores que vão aderindo e deixando as suas indicações para melhoramentos futuros. A nossa prioridade, neste momento, é alargar a comunidade de utilizadores e de programadores para ajudar esta ferramenta a cumprir cada vez mais a função para que foi sonhada e pensada, servindo uma comunidade com fortes carências a nível social e relacional.
Convidamo-vos a participar e divulgar o blogue http://midichatpt.blogspot.com a fazer o "download" do MidiChat a partir do blogue, a experimentá-lo e enviarem-nos sugestões/críticas por email. Vamos "democratizar" o uso deste programa, mormente entre os que dele mais possam beneficiar.
(para obter o programa - por agora apenas disponível para o sistema operativo Windows - basta clicar no link "MidiChat download" do lado esquerdo no blogue).
Lista de discussão MIDIchat
Esta lista pretende ser um fórum de troca de ideias sobre o projecto MIDIchat, para cujo desenvolvimento conta com as vossas sugestões e críticas.
Em especial gostaria de apelar a contributos para a melhoria da acessibilidade a pessoas com deficiência e combate ao isolamento. O blogue continua activo em
http://midichat.blogspot.com/
A lista é aberta no sentido de que qualquer pessoa com interesse nela pode aderir e abandonar em qualquer momento:
Para se inscrever deve enviar da sua conta de correio um email para majordomo@botelhoribeiro.org contendo na primeira linha do texto: subscribe midichat
Para abandonar a lista, basta enviar um email para majordomo@botelhoribeiro.org contendo na primeira linha do texto: unsubscribe midichat
Qualquer membro da comunidade pode escrever para o grupo - agradece-se que apenas o faça para assuntos relativos ao tema.
Com as melhores saudações musicais e inclusivas,
Luís Botelho Ribeiro
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 3627 leituras