Prezados,
Tenho, em diferentes momentos, feito a distinção entre áudio-descrição e descrição.
A descrição pode ser feita em áudio, é fato. Exemplo fácil de se verificar é a leitura do livro "O Cortiço" de Aluísio de Azevedo, também encontrado em CD de áudio.
Todavia, isso não faz dos trechos abaixo uma áudio-descrição. Faz, tão somente, uma descrição em áudio. Confiram:
1- Zulmira tinha então doze para treze anos e era o tipo acabado da fluminense; pálida, magrinha, com pequeninas manchas roxas nas mucosas do nariz, das pálpebras e dos lábios, faces levemente pintalgadas de sardas. Respirava o tom úmido das flores noturnas, uma brancura fria de magnólia; cabelos castanho-claros, mãos quase transparentes, unhas moles e curtas, como as da mãe, dentes pouco mais claros do que a cútis do rosto, pés pequeninos, quadril estreito mas os olhos grandes, negros, vivos e maliciosos.
2-Tinha uma cara macilenta de velha portuguesa devota, que já foi gorda, bochechas moles de pelancas rechupadas, que lhe pendiam dos cantos da boca como saquinhos vazios; fios negros no queixo, olhos castanhos, sempre chorosos engolidos pelas pálpebras. Puxava em bandos sobre as fontes o escasso cabelo grisalho untado de óleo de amêndoas doces. Quando saia à rua punha um eterno vestido de seda preta, achamalotada, cuja saia não fazia rugas, e um xale encarnado que lhe dava a todo o corpo um feitio piramidal.
Ora, não precisa ir longe para se verificar nos trechos citados a ausência de intenção de se promover o empoderamento, intenção presente quando da áudio-descrição ao ouvinte. Também, não se pode dizer que a intenção do autor, ao descrever, foi de traduzir um evento visual observado aos que dele não tiveram acesso visual.
A áudio-descrição é tradução do visual para as palavras, daí, a propósito, grafar-se-lhe com ífen.
Enquete:
Você acha que o empoderamento entra na distinção de uma áudio-descrição com uma descrição, inclusive quando esta vem em áudio?
Se acha que sim, venha, comente!
Caso pense que não, qual a razão?
convite:
Que tal transformarem os techos acima em uma áudio-descrição?
Como será que ficariam? Que adendos e exclusões precisariam ser feitos?
Cordialmente,
Francisco Lima
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 1558 leituras