Fundação internacional distinge projeto da FPCEUP
Acessibilidade para todos, mobilidade e diversidade humana são as palavras de ordem do Projeto Cidadania Universal: As Acessibilidades", uma iniciativa nascida no seio da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e um dos cinco projetos finalistas do Design For All Foundation 2012 Award. Na cerimónia de entrega do galardão, que teve lugar na sede da fundação em Barcelona, o o projeto portuense foi distinguido entre os melhores na categoria Government or other public body.
Na génese do projeto estão as investigadoras da FPCEUP Ana Pérez, Raquel Monteiro e Vânia Cosme (na fotografia) que, juntamente com Ariana Cosme e Rui Trindade, docentes da mesma faculdade, e em parceria com a empresa ProAsolutions.pt, pretenderam sensibilizar e informar educadores, professores, alunos, pais e toda a comunidade educativa para as questões da acessibilidade e mobilidade hoje em dia.
Na prática, este projeto de formação e investigação foi implementado desede janeiro de 2010 em 20 municípios portugueses, prolongando-se julho de 2012. Sò no mês de junho já se realizaram Oficinas de Formação em 15 municípios, nas quais participaram 700 educadores de infância e professores de diferentes níveis de ensino. Graças a essas Oficinas, divididas em formação e trabalho autónomo, já cerca de 14 mil crianças foram sensibilizadas para as questões do Design for All. Através de vias de ação como o teatro ou a música, a ambição passa por atingir 42 mil pessoas.
Os Design For All Foundation 2012 Awards visam distinguir as melhores intervenções criadas em produtos, ambientes ou serviços para que todos, sem exceção, deles possam usufruir. O projeto da FPCEUP ficou assim entre os cinco finalistas numa seleção que contou com mais de 40 candidaturas na categoría reservada às instituições públicas e administrativas.
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 1571 leituras