Está aqui

Inclusão de graduandos com deficiência visual em cursos online

por VALERIA DE OLIV...

Sou Vanessa Rodrigues, deficiente visual TOTAL.wmv
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ZP51VxHGEOI
Publicado em 28/04/2012 por VdeOliveiras

Este vídeo foi elaborado pela aluna Vanessa Rodrigues do curso de licenciatura em Pedagogia CEDERJ/UERJ, polo Maracanã, BRASIL; foi apresentado à tutora Cristiane Marcelino como requisito da segunda avaliação a distância (AD2) da disciplina "Informática na Educação", coordenada pela Professora Dra. Edméa Santos.

Tendo em vista que a Vanessa é uma pessoa com deficiência visual, este vídeo foi editado por Valeria de Oliveira.
Categoria: Educação
Tags: Informática na Educação; Inclusão no Ensino Superior Online; Deficiência Visual
Licença: Licença de atribuição Creative Commons (reutilização permitida)

Vá ao YouTube e comente!
Divulgue para seus contatos!

Sua opinião sobre o assunto é muito importante!

Olá !

Este vídeo demonstra q apesar de tudo ainda existem muitos conteúdos digitais ou em papel inacessíveis, e q há um longo caminho a trilhar em prol da acessibilidade .... !
Mas apesar de tudo, embora a passos de caracol, já se tem dado alguns passos significativos ... !
Beijinhos

Olá,

Sim, ainda há muito a ser feito, principalmente no tocante à formação de professores e de outros profissionais responsáveis pelo desenho didático dos AVA. Não adiante a existência das tecnologias que possibilitam a acessibilidade eletrônica, se não há quem faça uso dos recursos oferecidos nestes ambientes.

Também é fato que precisamos preparar nossos alunos com deficiência visual para tais usos desde o início da sua escolarização e, aos que têm uma deficiência visual adquirida, devemos apresentar-lhes os recursos supracitados logo no início da sua reabilitação!

Destaco, ainda, que a leitura e escrita em Braille não devem ser substituídas pelo uso de leitores de telas, tais práticas devem ser incorporadas simultaneamente por nossos alunos. É a partir da leitura e escrita em Braille que estes discentes tomarão consciência da estrutura morfossintática dos vocábulos da sua língua materna e das demais que vier aprender.

Prezados Senhores,
Estou fazendo um artigo de Especialização, na qual o tema é sobre a acessibilidade do AVA no ensino a distância para os deficientes visuais. Gostaria de alguma informação sobre esse recurso, com todos essa evolução da tecnologia os AVAs no ensino a distância tem os recursos que a necessidade do deficiente visual precisam precisam?