Iluminação e perceção das cores influenciam condução
A visão ao volante e todos os fatores que podem influenciá-la foram alvo da análise de vários de especialistas de diversas áreas que se reuniram no seminário A visão no Ar, na Terra e no Mar promovido pelo Grupo de Ergoftalmologia da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), uma reunião que serviu para perceber de que forma os ambientes terrestre, aquático e aéreo influenciam a visão e a importância deste sentido no desempenho de várias profissões.
Há vários fatores que podem influenciar perceção visual na condução automóvel aos quais todos os condutores devem estar atentos, por poderem condenar a segurança de quem circula na estrada. Isabel Ritto e Fernando Bivar, oftalmologistas, realçam a iluminação como sendo um dos elementos primordiais de segurança na condução. A iluminação excessiva, por exemplo, pode reduzir a sensibilidade da retina e até mesmo causar dor física. Assim, o encandeamento, que originado pelos faróis de um carro que circula em sentido contrário mas também pelos painéis vídeo/LCD colocados nas vias rodoviárias, pode desencadear uma situação de enorme perigo.
Existem ainda outros agentes que têm um papel importante no desempenho da visão ao volante como a acuidade visual, ou seja, a capacidade de distinguir objetos que parecem muito próximos, o contraste, a perceção das cores e da profundidade e o campo visual. Uma situação frequente de limitação do campo visual resulta, por exemplo, da colocação de painéis publicitários nas vias. Os especialistas chamaram ainda a atenção para o facto de a ingestão de medicamentos, o álcool e a sonolência influenciarem indiscutivelmente a visão e os reflexos.
No que toca à visão em terra, foram também exploradas a perceção visual nos exames psicológicos dos condutores e uma nova perspetiva científica da observação da sinistralidade.
Manuela Carmona, presidente da SPO, afirma que a sociedade faz questão de promover reuniões de ergoftalmologia tendo como principal objetivo garantir o bem-estar e a eficiência de funções visuais dos trabalhadores e cidadãos em geral. Neste seminário, o tema que destacamos é a visão enquanto fator determinante para uma condução segura. Acreditamos que há muitos acidentes rodoviários provocados por problemas de visão da mais diversa ordem.
Relativamente ao desempenho da visão no ar, vários oftalmologistas, representantes da força aérea e do Instituto Nacional de Aviação Civil irão analisar os critérios oftalmológicos na admissão de pilotos, a visão noturna, os requisitos de aptidão para pilotos da força aérea e as dificuldades visuais encontradas pelos controladores aéreos.
A visão no mar foi o tema de encerramento do seminário. Os assuntos explorados passaram pela visão subaquática, pelas condições para a admissão na marinha, pela terapêutica hiperbárica e a visão do marinheiro.
Fonte:
Escrito por CienciaPT
28-Mar-2011
http://www.cienciapt.net/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=10...
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 1824 leituras