Está aqui

GLAUCOMA - blog de Manuel

GLAUCOMA - Portugal tem cerca de 100.000 doentes com glaucoma

por Manuel

Cerca de 100 mil pessoas em Portugal têm glaucoma, uma das principais causas de cegueira no país, sendo essencial o diagnóstico precoce para prevenir a perda definitiva de visão, alertou hoje a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO).

“Alertar para o diagnóstico precoce do glaucoma é fundamental porque é uma doença com tratamento, mas que, não sendo tratada, leva à cegueira, em muitos casos", realçou a presidente da SPO, Manuela Carmona.

A responsável falava à Agência Lusa a propósito do Dia Mundial do Glaucoma, que se assinala no sábado, no âmbito do qual a SPO promove um encontro em Évora, para debater os avanços científicos a nível do diagnóstico e do tratamento desta patologia.

O encontro, intitulado a "Reunião do Glaucoma", decorre na sexta-feira e no sábado, numa unidade hoteleira da cidade alentejana, e vai juntar oftalmologistas e especialistas na área.

Segundo a SPO, o glaucoma é "uma doença multifatorial e de avaliação complexa que afeta o nervo ótico e que parece correlacionar-se diretamente com aumento da pressão intraocular, com a irrigação desta estrutura e com outros fatores menos bem conhecidos".

"Estas alterações provocam uma típica perda do campo visual, alterações macroscópicas do nervo ótico e, em etapas terminais, perda irreversível da acuidade visual", explica a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.

As estimativas indicam que, em Portugal, "entre 67 a 100 mil pessoas" têm glaucoma, revelou Manuela Carmona, acrescentando que se estima que, no país, "haja uns seis mil casos de cegueira" provocada pela doença.

"Faz todo o sentido alertar para o diagnóstico precoce porque é uma doença, na maior parte dos casos e até em fases muito avançadas, assintomática e, se não for detetada pelos oftalmologista, o diagnóstico escapa-nos", frisou.

Manuela Carmona argumentou, contudo, que as pessoas não devem confundir a hipertensão ocular, que pode ser detetada num mero despiste, com o glaucoma.

"De facto, a hipertensão ocular tem importância no glaucoma e deve ser tratada, quando tem algum significado. Mas pode haver hipertensão sem qualquer significado e podem haver glaucomas com tensão ocular normal", disse.

A presidente da SPO sublinhou que existem vários fatores de risco para o desenvolvimento da doença, que afeta "sobretudo idosos, indivíduos de raça negra ou pessoas com familiares que sofrem da patologia", tornando-se "mais grave", por exemplo, em "doentes com miopia".

Por isso, insistiu, a recomendação é que acima dos 40 anos e, sobretudo, os grupos de risco façam "uma observação no oftalmologista de dois em dois anos", o que "é suficiente para detetar e tratar" a doença.

O tratamento do glaucoma inclui, na maioria das situações, o uso de colírios, sendo ainda possível a laserterapia e, nos casos mais graves, a cirurgia.

Fonte: http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/Portugal+tem+cerca+de+100+mil+do...