Está aqui

VER COM OUTROS OLHOS! - blog de Jorge Teixeira

Iphone 4 com voice over, 01

por Jorge Teixeira

Olá amigos:

Estou investigando sobre o iphone4 e decidi colocar aqui, de modo que possa auxiliar a todos neste site, o resultado da minha experiência pessoal com o Iphone4.

Apresentarei aquilo que for descobrindo, sempre que possível, com links para que possam consultar as páginas de onde retirei as informações, a menos que estas tenham sido elaboradas por mim.

Há um grupo muito interessante no Googlegroups que integra cerca de 60 usuários cegos ou amblíopes do Iphone com voice over, é só pesquisar por iphone acessível no googlegroups.

Começo a minha série de informações com 3 fontes: a primeira corresponde à própria publicidade da Apple sobre o aparelho, no tocante ao seu leitor de ecrã.
A minha intenção não é publicitária, somente informativa. Eis o que a marca de Jobs nos diz sobre o voice over no Iphone:

VoiceOver

O mesmo leitor de ecrãs VoiceOver popularizado no Mac é agora uma funcionalidade de série no iPhone 3GS. É o primeiro leitor de ecrãs baseado em gestos do mundo, que permite usufruir da simplicidade e toda a diversão do iPhone mesmo que não consiga ver o ecrã.
O que torna o VoiceOver no iPhone verdadeiramente notável é que o controla utilizando gestos simples que permitem interagir fisicamente com os itens no ecrã. É fácil de aprender e divertido de utilizar. Em vez de memorizar centenas de comandos de teclado, ou de premir minúsculas teclas de setas de forma interminável para encontrar o que procura, com o VoiceOver pode simplesmente tocar no ecrã para ouvir uma descrição do item sob o dedo, e gesticular com duplo toque, arrastar ou movimentar para controlar o telefone.
O VoiceOver proporciona uma experiência diferente de qualquer leitor de ecrãs que possa já ter utilizado. Os leitores de ecrãs tradicionais descrevem elementos individuais no ecrã, mas têm dificuldade em comunicar onde cada elemento se encontra ou em fornecer informações sobre objectos contíguos. Esta informação contextual é muito importante, mas é tipicamente filtrada por outros leitores de ecrãs. Por exemplo, os modelos "fora do ecrã" utilizados por leitores de ecrãs tradicionais para representar aplicações e páginas da internet removem intencionalmente a informação contextual e descrevem as páginas da internet como uma lista ou menu de itens. Mas com o VoiceOver no iPhone 3GS, irá experienciar algo totalmente novo.
Como o VoiceOver funciona com o ecrã táctil do iPhone, você interage directamente com os objectos no ecrã e consegue compreender naturalmente a sua localização e contexto. Assim, ao tocar no canto superior esquerdo do ecrã, ouve o que se encontra no canto superior esquerdo de uma página da internet, e à medida que arrasta o dedo no ecrã, irá saber o que se encontra nas proximidades, fornecendo um novo e fantástico sentido de contexto e relação entre os itens que ouve. O VoiceOver no iPhone vai proporcionar para muitos utilizadores, talvez pela primeira vez, não apenas descrições de como são, mas como aparecem de facto as coisas no ecrã.
Vai ouvir descrições de todos os itens no ecrã, incluindo informação de estado do nível da bateria, níveis de sinal Wi-Fi e de rede móvel, o operador de rede móvel, e hora do dia. Informa até quando o ecrã passa para a orientação vertical ou horizontal, e quando o ecrã é bloqueado ou desbloqueado.
A velocidade de leitura é ajustável, por isso pode ajustar para a que melhor se adapta à sua capacidade de audição. O VoiceOver utiliza efeitos sonoros distintos para o alertar quando uma aplicação é aberta, quando o ecrã é actualizado, quando surge uma caixa de diálogo, etc. E, quando o VoiceOver fala, o volume dos sons e música de fundo é automaticamente reduzindo, "mergulhando" sob a voz, para que ouça claramente o que o VoiceOver diz.
Fala o seu idioma
O VoiceOver inclui vozes integradas que falam 21 idiomas, incluindo: Alemão, Chinês (Cantonês), Chinês (China), Chinês (Taiwan), Coreano, Esloveno, Espanhol (México), Espanhol (Espanha), Finlandês, Francês (Canadá), Francês (França), Grego, Indonésio, Inglês (EUA), Inglês (RU), Inglês (Australiano), Italiano, Japonês, Holandês, Norueguês, Polaco, Português (Brasil), Português (Portugal), Romeno, Russo, Sueco, Tailandês, Turco.
Primeiros passos
O VoiceOver está integrado no iPhone 4 e iPhone 3GS. Não precisa de comprar ou instalar mais nada. Apenas precisa do iPhone 4 ou iPhone 3GS, a versão mais recente do iTunes e um Mac ou PC. Pode activar o iPhone e o VoiceOver sem assistência visual utilizando o iTunes com um leitor de ecrãs compatível, como o VoiceOver incluído no Mac OS X e o GW-Micro Window-Eyes® para Windows XP e Windows Vista (vendido separadamente). Ao activar o iPhone utilizando o iTunes, pode activar o VoiceOver no iPhone para o começar a utilizar de imediato. Os utilizadores dotados de visão podem também activar o VoiceOver directamente no iPhone utilizando o menu Acessibilidade na aplicação Definições.
Como funciona
Com o VoiceOver activado, irá utilizar um conjunto de gestos diferente, mas simples, para controlar o iPhone. Por exemplo, em vez de tocar para activar um botão, toque no botão para ouvir uma descrição do mesmo, toque duas vezes para o activar, e percorra para cima ou para baixo para ajustar uma barra de deslocação.
Quando é seleccionado um item no ecrã, um rectângulo preto denominado cursor do VoiceOver surge em redor do mesmo. O cursor do VoiceOver é apresentado para os utilizadores dotados de visão com quem possa estar a partilhar o telefone. Quando preferir privacidade, o VoiceOver inclui uma cortina de ecrã que desliga o monitor para que ninguém o consiga ler sem o seu consentimento.
Além de tocar e arrastar no ecrã, pode também percorrer para a esquerda e direita para mover o cursor do VoiceOver de forma precisa para o item seguinte ou anterior no ecr㠗 independentemente do tamanho. Ao percorrer, tem um controlo preciso daquilo que ouve, mesmo quando possa ser difícil colocar o dedo no mesmo de outra forma.

Introdução de texto
Ao digitar texto, como uma mensagem de email ou uma nota, o VoiceOver entoa cada carácter no teclado à medida que toca no mesmo, e novamente para confirmar quando o introduz. Pode também fazer com que o VoiceOver leia cada palavra concluída em vez de e além de carácteres individuais à medida que os digita. Ao percorrer para cima ou para baixo enquanto digita desloca o cursor do ponto de inserção para a esquerda e direita no texto, para que possa editar uma palavra de forma tão fácil e precisa quanto digita uma palavra nova.

Para o ajudar a digitar de forma mais rápida e precisa, o iPhone inclui a previsão de palavras e sugere a ortografia correcta quando digita uma palavra incorrectamente. Com a funcionalidade Enunciar texto auto-preenchido activada, irá ouvir um efeito de som e a palavra sugerida enunciada automaticamente. Pode continuar a digitar para a ignorar, ou pressionar a tecla de espaço para o iPhone a introduzir por si.
O rotor

O VoiceOver possui um novo controlo virtual inovador designado "rotor". A rotação do rotor — rodando dois dedos no ecrã como se estivesse a rodar um marcador — muda a forma como o VoiceOver se desloca num documento, com base numa definição escolhida por si. Por exemplo, ao percorrer para cima ou para baixo poderá mover o texto palavra a palavra. Mas ao seleccionar a definição "carácter", sempre que percorrer para cima ou para baixo o VoiceOver irá avançar no texto carácter a carácter — perfeito para revisão ou edição de texto.
Pode também utilizar o rotor para navegar em páginas da internet. Quando se encontra numa página da internet, o rotor contém os nomes de itens comuns, como cabeçalhos, hiperligações, elementos de formulário, imagens, etc. Selecciona uma definição e faz um movimento para cima ou para baixo para passar para a ocorrência anterior ou seguinte desse item na página, avançado os itens entre estes.
Aplicações
O VoiceOver funciona com todas as aplicações integradas incluídas no iPhone 3GS, como Telefone, iPod, iTunes, Mail, Safari e Mapas. Assim, pode efectuar e receber chamadas, navegar na internet, enviar mensagens de texto e email a amigos, consultar a bolsa e a meteorologia, e muito mais. A Apple está também a trabalhar com os programadores de software do iPhone para que possam tornar as suas aplicações compatíveis com o VoiceOver. Saber mais
Ecrãs Braille sem fios
Pode utilizar um ecrã braille actualizável que utiliza tecnologia sem fios Bluetooth para ler os conteúdos VoiceOver em braille. Além disso, os ecrãs braille com teclas e outros comandos podem ser utilizados para controlar o iPhone quando o VoiceOver está activado. O iPhone 4 e o iPhone 3GS funcionam com muitos dos ecrãs braille sem fios mais usados. Ver uma lista de ecrãs braille compatíveis

Controlo por voz
Além de gestos, pode utilizar a sua voz para ouvir música e fazer uma chamada. Basta manter premido o botão inicial, ouvir a indicação áudio e dizer o nome do artista, álbum ou lista de reprodução que pretende ouvir. Pode colocar em pausa, ler, mudar de faixa e até ouvir a sua música em modo aleatório.
Quando pretende fazer uma chamada, diga o nome ou o número de telefone da pessoa que quer contactar. O iPhone 4 e o iPhone 3GS compreendem 21 idiomas diferentes. Saber mais
Zoom

Embora muitas aplicações no iPhone permitam aproximar e afastar elementos específicos como imagens no Mail ou colunas de páginas da internet no Safari, o Zoom permite ampliar a totalidade do ecrã de qualquer aplicação que esteja a utilizar para o ajudar a ver o que está no ecrã. O Zoom pode ser activado no iPhone 3GS utilizando o iTunes ao configurar o iPhone, para si ou para outra pessoa, ou posteriormente utilizando o menu Acessibilidade na aplicação Definições no iPhone.
O Zoom funciona em todo o lado, incluindo no Ecrã de início, Desbloquear e Spotlight — até mesmo com aplicações adquiridas na App Store.

Um simples toque duplo com três dedos aproxima e afasta instantaneamente em 200%, e pode fazer toque duplo e arrastar três dedos para ajustar dinamicamente a ampliação entre 100% e 500%. Mesmo quando aproximado, pode continuar a utilizar todos os gestos de toque, passagem do dedo e aperto e outros gestos do iPhone familiares para executar as suas aplicações favoritas. O Zoom pode também ser utilizado com branco sobre preto (vídeo inverso) e enunciar texto auto-preenchido.
Branco sobre preto
Para aqueles que precisam ou preferem um maior contraste, o iPhone 4 e o iPhone 3GS proporcionam uma opção para mudar o ecrã para Branco sobre preto. Este efeito de vídeo inverso funciona em todas as aplicações, incluindo os ecrãs de início, desbloquear e Spotlight, e pode ser utilizado com o Zoom e VoiceOver.
Enunciar texto auto-preenchido
Ao digitar, o iPhone sugere uma palavra antes de terminar de a digitar, ou uma correcção quando uma palavra é mal escrita. A funcionalidade Enunciar texto auto-preenchido enuncia estas sugestões para que as possa ouvir quando são apresentadas. Ao aproximar, por exemplo, a sugestão poderá não ser visível no ecrã, mas poderá ouvi-la e aceitá-la sem a ver. Se estiver a utilizar o VoiceOver, não terá de interromper a digitação e tocar na sugestão para a ouvir. A funcionalidade Enunciar texto auto-preenchido pode ser activada mesmo quando não estiver a utilizar o VoiceOver ou o Zoom.

Botões tácteis
O iPhone inclui alguns botões físicos facilmente identificáveis que são usados para controlar o telefone: o botão hibernar/acordar, na parte superior; o interruptor tocar/silêncio e os botões de controlo do volume, na parte superior esquerda; e o botão de início, centrado na parte inferior do ecrã.
Tipos de letra gigantes para mensagens do Mail
Para uma melhor leitura de email, pode aumentar o tamanho do tipo de letra do texto de email de Médio (predefinido) para Grande, Muito grande ou Gigante.

Auricular estéreo para iPhone
O iPhone inclui um auricular estéreo com um microfone de alto desempenho integrado no cabo. Ligue-o à ficha de auscultadores estéreo de 3,5 mm padrão, e pode controlar a reprodução de música e atender e terminar chamadas clicando no botão de controlo remoto integrado.
Estão também disponíveis vários produtos suplementares para trabalhar com o iPhone que podem ajudar as pessoas com dificuldades auditivas, incluindo um aro para ouvidos de indução compatível com auxílio à audição da TecEar, auricular remoto sem fios da Oticon, entre outros.
Alta-voz mãos livres
Utilize a comunicação mãos-livres através da funcionalidade alta-voz integrada, que pode também utilizar para ouvir o Visual Voicemail, música, podcasts e vídeo.
Alertas sonoros, visuais e de vibração
Active o toque, e o iPhone fornece alertas sonoros e visuais. Pode activar alertas para chamadas telefónicas, mensagens de texto, correio recebido e enviado, e eventos de calendário. O iPhone oferece também uma opção sonora que confirma cliques no teclado. Pode até definir que a recepção de chamadas apresente uma imagem ou fotografia da pessoa que o está a tentar contactar em ecrã inteiro.
No modo silencioso, o iPhone vibra em vez de reproduzir um toque. Para se certificar de que nunca perde uma notificação, pode também optar pela activação da vibração e reprodução de um alerta sonoro no iPhone em simultâneo.
Toques descarregáveis e atribuíveis
Pode atribuir toques diferentes a cada pessoa nos seus contactos, para dispor de uma ID de chamada audível. Visite a iTunes Store para criar, comprar e descarregar toques adicionais das suas músicas preferidas (vendido separadamente).

Manual do utilizador iPhone acessível
Pode ler o manual do utilizador do iPhone em formato PDF etiquetado utilizando a aplicação Pré-visualização no Mac OS X e o Adobe Acrobat para Mac e Windows.
Audição
·
Veja o vídeo.

·
Todos os Mac têm soluções integradas para pessoas invisuais e com visão reduzida.

Agora, ofereço-vos uma postagem que retirei da net, o link vem no fim, sobre a possibilidade de se utilizar um teclado blututh da Apple para controlar o telefone:

Em Junho de 2010 anunciei aquela que era a entrada da
Apple no segmento dos blocos de notas para pessoas cegas ou com baixa visão,
tendo demonstrado o poder do conceito de Desenho Universal, prática estratégica da Apple, e inclusivamente, depois de umas contas, ter chegado à conclusão
que ele representava uma poupança de 14 vezes.

O controlo do VoiceOver no iPhone através do teclado wireless é uma opção que foi amplamente melhorada na versão 4.2 do iOS. Na informação sobre as melhorias
diz-se que agora é possível controlar o VoiceOver nas diversas aplicações do iPhone a partir do teclado. Fiz alguns testes e de facto confirma-se que o
controlo melhorou muito. Rapidamente, mesmo sem consultar o manual foi possível descobrir algumas teclas de comando mas fiquei pendurado com um comando:
qual é a tecla de atalho que me permite executar a função que está agarrada ao botão "iniciar"? Foi isso que me fez procurar na Internet as teclas associadas
aos diversos comandos. Descobri a resposta para a minha pergunta e muitos outros comandos cuja listagem, depois de alguma ordenação, deixo abaixo.

Comandos de teclado para controlo do VoiceOver em dispositivos com o iOS 4.2 (iPhone, iPod, iPad)

nota: a abreviatura VO usada abaixo refere-se às teclas Controlo-Opção

Leitura, navegação e execução de elementos

lista de 8 itens
• Ler tudo, iniciando a leitura a partir da posição actual: VO-A
• Ler desde o topo: VO-B
• Ir para a barra de estado: VO-M
• Pressionar o botão Iniciar/Home: VO-H
• Seleccionar o elemento seguinte ou o elemento anterior: VO-Seta Direita ou VO-Seta Esquerda
• Dar um toque num elemento (i.e. executar o elemento): VO-Barra de Espaço
• Dar dois toques com dois dedos: VO-"-" (nos testes que fiz no iPhone este comando resulta em toca/pausa música actualmente seleccionada no iPod)
• Voltar ao ecrã anterior: Escape
Fim da lista

Manipulação do Rotor que controla a Fala

lista de 3 itens
• Escolher o elemento seguinte ou o elemento anterior do rotor: VO-Comando-Seta Esquerda ou VO-Comando-Seta Direita
• Ajustar o parâmetro do elemento no rotor: VO-Comando-Seta Cima ou VO-Comando-Seta Baixo
• Ajustar o volume da fala no rotor: VO-Seta Cima ou VO-Seta Baixo
Fim da lista

Ocultar ecrã e ocultar VoiceOver

lista de 2 itens
• Tornar o VoiceOver audível e silencioso: VO-S
• Activar e Desactivar a cortina de ecrã: VO-Shift-S
Fim da lista

Ajuda

lista de 2 itens
• Activar ajuda VoiceOver: VO-K
• Desactivar a ajuda VoiceOver: Escape
Fim da lista

Navegação Rápida

A navegação rápida permite navegar pelos diversos elementos com as teclas de seta esquerda e direita sem necessidade de usar a combinação Controlo+Opção
(i.e. VO). Verifiquei que por defeito esta opção está activa [ao contrário do que está escrito no manual].

lista de 7 itens
• Activar/Desactivar Navegação Rápida: pressionar em simultâneo a Seta Esquerda e a Seta Direita
• Seleccionar o elemento seguinte ou o elemeno anterior: Seta Direita ou Seta Esquerda
• Seleccionar o elemento seguinte ou o elemento anterior especificado pelo rotor: Seta Cima ou Seta Baixo
• Seleccionar o primeiro ou o último elemento: Controlo-Seta Cima ou Controlo-Seta Baixo
• Dar um toque num elemento: pressionar em simultâneo Seta Cima-Seta Baixo
• Rolar para cima, baixo, esquerda, ou direita: Opção-Seta Cima, Opção-Seta Baixo, Opção-Seta Esquerda, ou Opção-Seta Direita
• Alterar o rotor: pressionar em simultâneo Seta Cima-Seta Esquerda ou Seta Cima-Seta Direita
Fim da lista

http://universalaccess.blogspot.com/2010/12/controlo-do-voiceover-em-iph...

por último, e mais importante, eis os gestos mais utilizados para interagirmos com o ecrã táctil do aparelho, também tirei dum blog com link no final:

13/02/2011 por
Lucas Radaelli

Iremos tratar nesse post sobre os gestos para controlar o
voiceover,
além de apresentar dicas e ocasiões interessantes de usá-los.

1. Tocar com um dedo: enunciar um item.

2. dois toques na tela: acessar um item.

3. Varrer o dedo rapidamente para a direita ou para a esquerda: Acessa o próximo ou o item anterior da tela, respectivamente. Comparando com um leitor de
telas para pc, seria equivalente ao tab.

4. Um toque com dois dedos: interrompe a fala do
voiceover.

5. Dois toques com dois dedos: da pause ou play em uma música no ipod ou youtube, tira uma foto ou inicia e para a gravação de um vídeo, inicia a gravação
de voz, atende e desliga uma ligação. enfim, executa ou para uma ação que se assemelha com essas.
PS: Só funciona normalmente nos aplicativos nativos do aparelho.

6. Um toque com 3 dedos: anuncia o número de linhas e a posição atual.

7. dois toques com 3 dedos: desativa ou ativa a fala do voiceover.

8. Três toques com 3 dedos: Ativa ou desativa a cortina de tela. A cortina de tela deixa a tela do aparelho toda preta, impossibilitando que outras pessoas
vejam o que você está fazendo. Muito bom para a privacidade, afinal – sempre tentam espiar o cego sem que ele saiba
:P

9. Varrer rapidamente com dois dedos para baixo: leitura contínua a partir da posição atual, enquanto varrer rapidamente com dois dedos para cima lê toda
a tela até a posição atual.

10. Varrer com 3 dedos para a direita ou esquerda: muda de página. Por exemplo, varrer com 3 dedos par a esquerda na home do iPhone leve para a segunda
página de aplicativos.

11. Varrer com 3 dedos para cima ou para baixo: rola a tela, ou seja, leva para informações que estão mais a cima ou mais a baixo da posição atual. Um exemplo
prático desse comando seria na lista de contatos, onde rolando a tela para cima algumas vezes você chega no
contato
desejado.

12. Varrer com 4 dedos para cima ou para baixo: leva até o primeiro item da tela ou o último.

13.
O rotor – descrito com detalhes neste post

14. Varrer um dedo parabaixo ou para cima: depende da configuração do
rotor,
consulte o item anterior.

15. Dar dois toques na tela e manter o dedo pressionado por 1 segundo: O voiceover vai entender o próximo comando como se fosse um gesto nativo do aparelho,
sem ser interpretado pelo leitor de telas. Para exemplificar melhor isso, se você der dois toques na tela, e manter o dedo pressionado sobre um botão que
é arrastável, poderá movê-lo pela tela em seguida.

As vezes existe um certo desconforto em realizar alguns dos
comandos,
mais especificamente aqueles que requerem fazer movimentos para cima. A impressão que dá que o dedo da uma certa travada na tela. Uma alternativa para
contornar isso de maneira muito agradável é realizar os
comandos
na vertical. Normalmente, quando realizamos gestos do voiceover, deixamos os dedos lado a lado, na horisontal. Mas isso não é necessário. Você também pode
realizar os gestos com os dedos na vertical, ou seja, um dedo em cima do outro na tela.

http://www.acessibilidadeapple.com/gestos-do-iphone

Aqui têm, meus amigos:

Irei dando conta das minhas experiências acerca do produto, até agora, parece-me uma ferramenta promissora e importantíssima para os cegos e os amblíopes:

Abraço amigo, Jorge Teixeira