Jornal do Centro,
Um jovem da escola Secundária Alves Martins (ESAM) vive há cerca de um ano um verdadeiro pesadelo. Em dois meses, o jovem perdeu quase na íntegra a visão devido a uma doença que afecta o nervo óptico denominada de Glaucoma, que no seu caso tem avançado de forma rápida. Colegas, pais, professores e i
dois meses, o jovem perdeu quase na íntegra a visão devido a uma doença que afecta o nervo óptico denominada de Glaucoma, que no seu caso tem avançado de forma rápida. Colegas, pais, professores e instituições estão a angariar donativos para ajudar a família.
O pesadelo teve início em Junho do ano passado quando o rapaz se queixou à mãe que a visão do olho direito estava menos nítida.
Preocupada com a queixa, a progenitora levou o filho ao Hospital São Teotónio, em Viseu, no qual, lhe foi diagnosticado "uma miopia no olho direito, que tinha de ser controlada". De acordo com a mãe do jovem, que prefere manter o anonimato, o médico de serviço acabou por receitar ao adolescente uns óculo.
Passado um ano, o problema agravou-se. "Pensei que precisava apenas de aumentar a graduação dos óculos", explica. Em Maio, o rapaz deixou de ver do olho direito e a preocupação da família aumentou. O jovem acabou por ser consultado por um oftalmologista de Viseu que detectou a doença: Glaucoma juvenil de origem genética.
Na tentativa de encontrar mais informação e soluções para o problema, filho e mãe deslocaram-se ao Hospital Egas Moniz, em Lisboa. "O seu filho tem 10 por cento do nervo óptico num olho e no outro olho o nervo está morto", foram as palavras exactas que o médico de Lisboa utilizou para explicar a gravidade da situação.
Confiante e sem medo no futuro, a família do rapaz encontrou novo alento em Espanha, quando tiveram conhecimento da existência de uma clínica que já terá tratado de casos semelhantes provenientes de Portugal. De acordo com a mãe, a clínica garantiu que "se trata de uma doença grave, mas que podiam preservar as células do nervo óptico através de uma cirurgia, que apresenta uma série de riscos". A cirurgia será efectuada em Julho.
A intervenção médica não irá devolver a visão ao jovem. O objectivo da operação é "preservar as poucas células do olho direito e tentar que a doença não avance no olho esquerdo".
Solidariedade.Embora a família não tenha divulgado os valores da operação, uma onda de solidariedade cresceu à volta deste caso. Vários e-mails a divulgar o caso têm sido feitos circular na internet. "Formou-se uma bola de neve que correu montanha a baixo, perdemos completamente o controlo desta onda de solidariedade", explica a mãe. Os colegas da escola estão a organizar diversas recolhas de donativos. Também a Associação de Pais e Encarregados de Educação da ESAM abriram uma conta para auxiliar a família.
O que é Glaucoma? O oftalmologista Joaquim Estrada, médico que detectou a doença do jovem, esclarece que "quando visualizamos um objecto, a imagem é transmitida do olho ao cérebro através do nervo da visão, ou seja, o nervo óptico" e que "o nervo funciona como um cabo eléctrico, que leva a mensagem visual ao cérebro e unidos, proporcionam a visão lateral ou periférica e também a visão central, usada para leitura". Segundo o médico, o Glaucoma pode destruir, de forma gradual, esses "fios eléctricos", causando, inicialmente pontos cegos na área de visão periférica. "As pessoas, geralmente, não sentem dor e raramente notam as áreas cegas, o que faz com que esta doença seja muitas vezes detectada através de uma consulta de rotina", explica Joaquim Estrada.
Juliana Martis
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 3586 leituras
Comentários
artigo sobre jovem com Glaucoma
Achei este artigo interessante, principalmente porque tenho um familiar proximo com a mesma doença (Glaucoma).
Gostaria que me informasse da referida clinica em Espanha por interesse em varias possiveis terapias à doença.
Com os melhores cumprimentos.
VA
Jovem com glaucoma
Achei muito interessante este artigo, pois sempre estou pesquisando sobre esta doença e verificando casos, pois tenho uma filha de 11 anos que já nasceu com esta doença e tem um resíduo muito curto de visao, gostaria de receber mais informações e até trocar algumas idéias sobre este atendimento em Espanha, quais as perpectivas de avanços em relação a doença, estarei aguardando para contato, atenciosamente.
gostaria de saber o nome
gostaria de saber o nome dessa clinica e mais detalhes sobre essa forma de salvar a celulas