Está aqui

pelos olhos de Homero - blog de Manfas Petrónio

Verdade ou Mentira?

por Manfas Petrónio

Verdade ou mentira?

Os cidadãos cegos em Portugal, unidos à volta dum projeto nacional de reinvidicação e de trabalho ativo em favor dos seus direitos, têm obtido grandes conquistas sociais que, são aliás, o próprio reflexo docrescente respeito que a sociedade portuguesa por eles manifesta.
Verdade ou mentira?

Na área do emprego, por exemplo, na administração pública, se devidamente qualificados, os deficientes têm lugar assegurado, com carácter de prioridade.

Na educação, em todos os planos da formação profissional e em geral, a união e o empenho dos deficientes visuais, por exemplo, já levou à execução dum plano governamental exclusivamente instituído para resolver questões específicas, caso a caso, de modo a que cada indivíduo veja rentabilizado o seu esforço intelectual e o dispêndio financeiro que o Estado lhe oferece.
Verdade ou mentira?

Também nas esferas do lazer e da cultura, todos os deficientes portugueses, mais uma vez graças ao trabalho político, porque não dizê-lo, que os seus representantes desenvolveram, ponderada mas tenazmente, ao longo das últimas décadas, dispõem hoje de condições de acessibilidade e fruição de objetos culturais verdadeiramente igualitárias.
Verdade ou mentira?

Finalmente, não nos esqueçamos dos benefícios que a tecnologia trouxe aos cegos portugueses. Também entre eles há diferenças económicas e sociais, mas isso não os impede de receberem das autarquias o necessário apoio para circularem em segurança nas cidades em que vivem. Todos os munícipes deficientes visuais registados nos competentes serviços municipais, contam já com informação sobre obras ou outras ocorrências que, na via pública, possam ameaçar a sua segurança enquanto peões. Essa informação é tratada e disseminada por SMS directamente para os telemóveis destes utentes, divulgada a partir de um gabinete centralizado e devidamente apetrechado para a cabal execução das suas atribuições. Como se obtiveram estas e outras conquistas? Toda a gente sabe. Graças ao trabalho incessante de quantos tomaram nas suas mãos a defesa dos direitos sociais dos deficientes portugueses, de homens e mulheres que, desinteressada e abnegadamente, organizam e dirigem, de forma pacífica mas acutilante, a sua ação reinvidicativa face ao poder político e, activamente, contra o preconceito social.
Verdade ou mentira?

Comentários

Creio que o que você diz no artigo Verdade ou mentira seja uma indignação de como o deficiente visual é tratado em Portugal, mas caso seja verdade, fico muito feliz, mas acho que deva ser mentira mesmo. Agora com relação a vida do cego no Brasil, creio que é complicada, principalmente no interior, onde não se tem muito apoio. Por outro lado, a informática para cegos mais difundida dentre nós há pouco tempo, tem melhorado a vida dos cegos do interior, na medida que nos proporciona a possibilidade de contato com outros cegos e a troca de experiências, mas sei também que os que têem o computador e os que puderam ter a oportunidade de terem sido apresentados aos leitores de telas são a minoria. Graças a Deus tive a oportunidade de conhecer a internet, por meio de um cego chamado Rodoupho que conheci quando estava passeando pelo litoral e tenho passado esta experiência a todos que posso. A situação tem melhorado para os cegos quando se olha para os anos 80 e 90, quando no interior, nem se falava no braille por exemplo, mas precisamos melhorar muito ainda! para vocês terem uma idéia, comecei a ser alfabetizado com letras normais em isopor e somente um pouco depois foi que a escola mandou uma professora para aprender o método braille em São Paulo que pude aprender. Não sei se recebem a revista veja falada pela fundação Dorina, mas lá no cd do dia 22 de janeiro contei minha vida escolar. Para aqueles que ouviram contar aqui não seria necessário, mas como sei que muitos aqui não recebem a revista, em breve postarei minha vida escolar! Um abraço a todos! Visitem o blog do Diego Corrêa, leiam os posts e divulguem o evento cinema audiodescrito e legendado que ocorrerá aqui em São Lourenço no famoso circuito das águas do sul de Minas Gerais!

Olá Manfias !

Não devemos nem podemos meter tudo no mesmo saco e cair no risco de generalizar !
Cada caso é um caso diferente !
Verdade ou mentira neste caso não é o mais correcto, é mais aplica-se ou não se aplica, mas como cada caso é um caso diferente não devemos generalizar !
Vamos por partes:

1. Depende !
Há cegos integrados em associações e/ou movimentos, e conjuntamente lutam pelos direitos dos cidadãos cegos !
A APD tem feito imenso pelos deficientes em geral (inclusivé cegos), a ACAPO tb, ainda por cima agora um dos coordenadores parece q é cego, corrigam-se se tiver enganado ! lool
Eu faço parte da Fraternidade Cristã dos Doentes Crónicos e Deficientes Físicos, em que a coordenadora nacional e uma adjunta são cegas, mas temos imensos fraternos cegos, e os ajudamos a integrar na sociedade e na sua formação, numa actitude de amor e não de caridadezinha !
Há por aí imensos exemplos disso ... !
Agora tb há quem não faça puto, mas já por isso é q eu disse q cada caso é 1 caso !

2. Olha pra mim, eu sou deficiente motor e tou perfeitamente integrado no Centro de Informática da FMUP !
Mas tb conheço outras pessoas cegas, com paralesia cerebral, que fazem parte da Fraternidade, q tb tão perfeitamente intregradas nos seus postos de trabalho !
Agora há quem não tenha trabalho e tb não se esforçe mto para o conseguir !
E tb há aquelas pessoas q preferem não fazer puto, e andam a mendigar nas ruas !

3. Relativamente à educação, a Universidade do Porto, por ex, tem um gabinete de apoio ao deficiente, que os ajuda a integrar na faculdade, e fornece materiais acessíveis, tais como documentos em daisy !
E muitas faculdades têm tido essa preocupação !
É assim, se a Faculdade ou a Universidade pode resolver, então não precisa de tar à espera do governo, certo ?
Agora há casos q o governo tem mesmo q intervir !
Mas tb depende da força q fazemos pra isso, e pra tal precisamos de nos unir todos, q não somos muitos !
E quando acreditamos numa causa, devemos lutar até a conseguirmos !

4. Tb no domínio de lazer e cultura, as coisas foram mudando !
As instalação estão mais acessíveis, existem casas adaptadas ... !
Mas há um longo caminho a percorrer !

Em suma:
Se a união faz a força, então unamo-nos pra fazer a diferença, quer integrados numa associação e/ou num movimento !
Porque se ficarmos de braços cruzados e/ou sós é q não fazemos nada !
Só com o empenho de todos poderemos mudar as coisas !

Abraços