Como é bom em chegarmos ao tempo que tablets como o Coby Kyros e o iPad da Apple podem ajudar de verdade um número enorme de deficientes visuais com esta aplicação que me encheu os olhos e me fez crer que estamos entrando num era onde todos nós poderemos ter oportunidades iguais e reais de termos acesso a toda informação disponível no mundo inteiro.
E o estudante Adam Duran da Universidade de Stanford dos EUA só me faz ficar ainda mais feliz por ter criado uma genial ferramenta para ajudar os deficientes visuais a quebrar mais uma barreira. Agora com o aplicativo Touchscreen Braille Writer eles poderão transformar um tablet comum num tablet especialmente desenvolvido e pensado na usabilidade e facilidade de aprendizado e manuseio.
O funcionamento é bastante simples se vermos com atenção: ao tocar a tela do tablet com os dedos o aplicativo Touchscreen Braille Writer identifica e posiciona oito teclas logo abaixo dos dedos; não importando o tamanho nem a distancia entre eles. Ao começar a digitação o aplicativo acompanha as letras e/ou palavras, soletrando ou falando em volta alta; tudo isso faz com que o usuário se sinta confortável e seguro de estar digitando as palavras corretamente e aumentando ainda mais a facilidade de uso e interação.
Para acessar o menu do tablet, basta chacoalhar que acelerômetro é acionado e o tablet faz a função dele em instantes levando o usuário ao lugar desejado. Para mexer nas funções e submenus a pessoa tem que passar o dedo em cima da tela e esperar que o aplicativo diga em que item ele está. Quando estiver certo do lugar que quer ir, basta tirar o dedo que a aplicação se encarrega de levar ele a opção desejado. Tudo isso numa plataforma muito fácil de ser usada e que requer o minimo de aprendizado.
Como este aplicativo na minha pesquisa se encontra apenas no inicio de sua vida, muito provavelmente há inúmeras formas de aplicação num futuro breve. Acredito que com mais línguas sendo incluídas nele e novas formas de uso sendo adicionadas com o tempo, em breve um tablet e este aplicativo numa etapa de vida mais evoluída poderão levar conhecimento e informação junto com acessibilidade e portabilidade para todos os deficientes visuais que precisam de conhecimento barato e rápido.
Com certeza um incrível aplicação dos hoje tão populares tablets com um programa que ter uma missão louvável e digna de palmas - uma combinação que tem muito a ajudar todas as nações do mundo na educação.
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 5034 leituras