Manter uma boa saúde dental não significa necessariamente parar de comer doces.
Muito se falou sobre o efeito do açúcar nos dentes. Quantas vezes foi informado de que comer doces danifica os dentes e desenvolve cáries?
Surpreendentemente, o açúcar não é a principal causa de cárie dentária. O que causa cárie dentária é ácido, não açúcar. Mas há uma relação entre açúcar e ácido. O açúcar faz com que as bactérias da boca produzam o ácido que danifica os dentes. Em outras palavras, quanto mais açúcar consome, mais ácido cria na boca. Mas esse processo ocorre devido à placa.
Placa é um filme de bactérias que cobre os dentes e gengivas. Desenvolve-se constantemente e remove-o ao escovar os dentes. Cada vez que a placa entra em contato com o açúcar, é produzido ácido que ataca os dentes por 20 minutos. Este ácido pode criar um pequeno buraco no esmalte.
Quando escova e passa fio dental, não consegue alcançar o buraco ou, se não escovar os dentes regularmente, as bactérias se acumulam e continuam produzindo ácido. Os furos aumentam e a deterioração se desenvolve. A cárie não tratada continua a se desenvolver até atingirem o nervo e é quando sentem dor e são geradas situações mais graves.
O que deve fazer para ajudar a evitar que o açúcar danifique seus dentes? Deveria parar de comer doces para sempre?
Não para nada. Sua primeira defesa é prestar atenção à quantidade de tempo que seus dentes ficam expostos ao açúcar. Passar 10 minutos comendo um pedaço de bolo é muito melhor para os dentes do que beber uma bebida açucarada por três horas.
Também deve prestar atenção aos alimentos e bebidas que contêm açúcares adicionados. As diretrizes alimentares do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) incentivam a limitação desse tipo de alimento; Refrigerantes são uma das maiores fontes de açúcar adicionado na dieta dos americanos. Os americanos bebem mais refrigerante do que qualquer outra bebida, incluindo água, café, leite e cerveja! Isso se traduz em grandes quantidades de açúcar que entram em contato com os dentes.
Se gosta de doces, naturalmente seus dentes serão expostos a ácidos com mais frequência. Tente limitar ao máximo os doces não saudáveis. Escolha alimentos saudáveis sem adição de açúcar e limite o consumo de bebidas açucaradas entre as refeições; beba água. As melhores escolhas alimentares para sua saúde geral também são boas para sua saúde bucal. Esses alimentos incluem frutas e legumes crocantes, por exemplo brócolis, cenoura, pepino, maçã e pêra. Esses alimentos têm alto teor de água e baixo teor de açúcar. Eles também estimulam o fluxo de saliva, o que ajuda a eliminar os restos de comida e amortecer os efeitos do ácido. Outros alimentos com pouco açúcar que são bons para os dentes são carnes, queijos e nozes.
Os alimentos que deve evitar são todas as guloseimas, biscoitos, bolos, bolos, batatas fritas, balas mastigáveis e outros alimentos que contenham açúcar. As bebidas que você deve evitar são todos os refrigerantes, sucos de frutas e bebidas açucaradas. Estes têm um alto teor de açúcar, que alimenta as bactérias que causam cáries.
Certifique-se de manter uma higiene dental adequada para que a placa bacteriana esteja sob controle. Isso ajudará a reduzir a quantidade de ácido produzido quando você come e a reduzir os efeitos do açúcar nos dentes. Escove os dentes duas vezes por dia, use fio dental uma vez por dia e faça uma limpeza dentária regular para remover o excesso de placa bacteriana.
Não podemos evitar todas as cáries, mas podemos reduzir as chances de ter cáries por meio de cuidados bucais adequados e pequenas mudanças na dieta. Lembre-se de reduzir a ingestão de açúcar, reduza a quantidade de tempo que seus dentes ficam expostos ao açúcar e faça limpezas regulares. Seu sorriso agradecerá e você poderá satisfazer seu desejo de comer doces sem danificar muito o esmalte dos dentes.
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 1248 leituras