"Secundary Audio": TV Analógica com Áudio-descrição pode começar em Agosto.
Prezados,
Em função de diálogo veiculado na internet a respeito de testes com áudio-descrição, indaguei, por telefone, a respeito desse assunto, à uma fonte no Ministério das Comunicações.
Segundo ele, um executivo da maior rede de TV brasileira disse que em julho a empresa começa a veicular áudio-descrição em sua programação semanal. Disse, ainda, que "se o resultado for favorável" a intenção da empresa é aumentar gradativamente a oferta para mais do que o previsto em lei, "como já faz para a acessibilidade dos surdos". E, aí, ele completou com o inesperado: Segundo esse mesmo executivo, "Dependendo dos resultados, da aceitação, em agosto poderemos transmitir pelo áudio secundário também".
Já disse que sou daqueles que só creio se vejo. Neste caso, vou torcer que as palavras deste senhor sério, de prestígio e idoneidade se tornem realidade.
Assim, veremos mais um passo em direção da inclusão cultural das pessoas com deficiência; veremos mais um passo na direção do respeito ao direito de consumidor da pessoa com deficiência; veremos mais um passo em direção do respeito e promoção à dignidade da pessoa com deficiência.
Ele me disse que está fazendo tudo que pode para "conscientizar" seus pares, de nosso lado, vamos fazer o esforço para respondermos como usuários do serviço, não aprovando qualquer serviço, só porque "antes não tínhamos áudio-descrição e agora estamos recebendo alguma", mas porque se for de qualidade, saberemos dizer sim a ela, saberemos dizer que estamos prontos para sermos mais respeitados com mais áudio-descrições.
Entretanto, se as a-ds forem mal feitas, seremos implacáveis em mostrar que direito não se pede, exige-se; que um serviço assistivo não é serviço dado de qualquer jeito, mas serviço devido com qualidade.
Que venha a áudio-descrição, que venha com qualidade, com gratuidade, com profissionalidade.
parabéns, amigo. Logo poderemos dizer obrigado em público, embora você não seja do tipo que disso precise.
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 3132 leituras
Comentários
Pois é Francisco, as
Pois é Francisco, as aparências enganam... Vejo esta manifestação de seu amigo muito mais como um arrependimento das emissoras de TV que insistiram tanto para a audiodescrição acontecer exclusivamente na TV digital, e agora, percebendo as dificuldades das emissoras afiliadas que adquiriram transmissores com capacidade subdimensionada por leniência da ABERT que não os alertou e orientou sobre os recursos de acessibilidade, estão agora dispostos a disponibilizarem a AD pelo SAP analógico, para que os videntes possam ter o SAP 5.1 no digital.
Não existe almoço de graça, amigo...
Satisfação em tê-lo em Nosso Blog, Paulo Romeu.
Prezados,
Tenho falhado em responder aos colegas que têm-me dado a honra de comentarem meus posts, uma vez que não o tenho respondido com a brevidade necessária. Vou fazê-lo em breve, certamente.
Agora, respondo primeiramente ao Paulo Romeu, um dos maiores batalhadores pela áudio-descrição no Brasil, grande conhecedor das questões de acessibilidade nos meios informáticos e muito mais, em particular para dizer que não foi meu amigo que fez algumas das falas no meu post, ele as citou, donde é necessário estar com o leitor de telas afiado para ouvir as aspas, como sabem.
Paulo é co-autor do primeiro livro sobre áudio-descrição no Brasil e o blog da "audiodescrição" de Paulo é endereço que deve ser visitado diariamente para se saber de quase tudo sobre áudio-descrição e seu entorno, aqui no Brasil.
Alternativamente, este blog tenta, sem censuras, oferecer as reflexões do Francisco Lima e as falas que, em outros espaços, talvez ele (eu) deixe de fazer e, certamente, não lhe seriam permitido fazer.
Bem, apresentado o amigo Paulo, digo que precisava responder rapidamente a este post, pois Paulo credita a fala a meu outro amigo, a quem me referi no post sobre áudio-descrição na TV brasileira, o que não corresponde à verdade, mas a um erro de leitura de tela, penso.
De fato, aquele meu amigo, o que mencionei em meu post, este que parece ter encomodado tanto ao Paulo, cita, entre aspas, a fala do executivo, que passou as informações.
Paulo, não sei quem vai pagar o almoço, mas tenho uma ideia de quem, em breve, estará almoçando e, de fato, sei de muitos que já estão tomando o café da manhã, por conta da áudio-descrição e por conta das pessoas a quem ela se destina.
E elas são empresas que apareceram se dizendo de acessibilidade, mas não oferecendo acessibilidade mínima sequer aos sites que têm na internet; sites que se dizem inclusivos ou de áudio-descrição, mas que sequer trazem a áudio-descrição dos seus próprios logotipos; pessoas que se dizem formadores de áudio-descrição, mas apresentam, no anúncio que fazem de seu curso a pseudo áudio-descrição como esta, por exemplo:
""> Descrição da imagem: Banner do curso com o título do curso "Formação em Audiodescrição: Roteiro e Produção" em destaque e logotipos da Fundação
> Dorina e da Museus Acessíveis.".
E, por aí vai...
Não existe almoço de graça, Paulo, o problema é que quem paga são os que menos se beneficiam dos pratos caros que nesses almoços são servidos.
A áudio-descrição virou bandeira para alguns que, no entanto, têm discurso, não prática em advocacia da pessoa com deficiência.
Pior, contudo, é os que têm, usar da máquina que move a indústria da deficiência para se locupletar das pessoas que esperam que, pelo menos os seus representantes sejam dignos de defenderem seus direitos.
E, olha bem o que temos visto: pessoas não querendo que se diga isto ou aquilo neste ou naquele espaço na web, pois poderá, com o dizer, "milindrar" a TV ou quem quer que seja, a aberte, sei lá, né? e daí, ela jogar água fria na áudio-descrição na TV.
O almoço, Paulo, alguém vai pagar, mas eu não vou ficar quieto, esteja no almoço ou não, meu caro.
E quem não tiver entendendo muito disso, visitem os sites brasileiros a respeito de áudio-descrição e verão quantos se preocupam com a áudio-descrição de seus logotipos, quantos têm acessibilidade com leitores de tela, com leitores de tela; quantos não estão ligados à empresas que se beneficiarão economicamente com a provisão desse serviço, quantas não têm pessoas com deficiência envolvidas com o ganho pessoal, mais que público da provisão deste direito.
Assim como o amigo Paulo, tenho emprego em área diversa a da mídia, a da TV, teatro ou cinema etc. Mas, não posso dizer o mesmo de tantos outros, ainda que muitos sejam profissionais devotados à inclusão comunicacional da pessoa com deficiência.
Mas, paro por aqui, neste post.
Antes, porém, , o cheiro do almoço tem chegado aos narizes de muitos indivíduos cegos que, de uma bandeira, vislumbraram uma bandeja.
E, para que não esteja nublado ao olhos dos videntes desta mensagem, nem aos ouvidos dos que a ele leem e, nem aos dedos que a ele têm acesso afirmo, sem censura, Paulo:
"serei implacável com áudio-descrições meia-boca, com áudio-descrições que não respondam ao empoderamento das pessoas com deficiência e com áudio-descrições que estão lá por preencher lugar político, não de acessibilidade comunicacional.
Prof. Francisco Lima, ( www.associadosdainclusao.com.br )
SABE QUEM CRIOU O PRIMEIRO FILME COM ESSA TECNOLOGIA
sabe quem criou o primeiro filme em Audio descrição? dica........todo mundo critica sem conheçer adivinhou?????as Testemunhas é isso mesmo as Testemunhas de Jeová possuem um Gigantesco centro de Multimídia em Cesário Lange SP com estúdios de Áudio e vídeo uma Editora com tradução simultaneamente para 500 Idiomas e 50 Alfabetos linguísticos e uma grafica que faz parte da rede global da Watchtower Corporation Nova YOrk elas criaram a audio descrição e apresentaram issso em são paulo na 10° feira de acessibilidade da Realtek
ELAS FIZERAM O PRIMEIRO FILME COM AUDIO E COR DO MUNDO EM 1914 PESQUISE NO WIKIPEDIA E CONFIRME ISSO VOCE TBM.....FORAM DONAS DA MAIOR REDE DE EMISSORAS DO SECULO 19 MAIOR QUE A ATUAL REDE GLOBO QUE SE CONSIDERA RICA E SÃO DONAS DE UM AGLOMERADO DE GRAFICAS EM TODO O MUNDO AO TODO 120 EDITORAS AGRUPADAS COMO UMA REDE GLOBAL DE COMUNICAÇÃO IMPRESSA E SONORA Acesse WWW.WATCHTOWER.ORG OU ENTÃO WWW.JW.ORG e baixe livros revistas e tudo mais em PDF.... MP3...... AAC EPUB e.....tc,.