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Primeiro encontro nacional de áudio games

por shirlei.candido

PRIMEIRO ENCONTRO NACIONAL DE ÁUDIO-GAMES
www.audiogames.rg.com.br

1. Apresentação

A Blind Games Brazil convida para o Primeiro Encontro Brasileiro de AudioGames que fará realizar entre os dias 18 e 20 de Maio em São Paulo, que terá também a transmissão e participação online tanto de congressistas quanto de alguns palestrantes. O evento contará com alojamento coletivo para os participantes presenciais conforme o disposto neste edital de convocação abaixo.

2. O que são Áudio Games

Ousados e criativos a tempos os games eletrônicos tem marcado seu espaço no mercado, não se restringindo a classe sociais, faixa etária, sexo ou qualquer outro tipo de segmentação. De algum tempo para cá, talvez o último paradigma tenha sido quebrado, os vídeo games, passaram também a ser áudio games, e, portanto acessíveis a qualquer pessoa cega ou com baixa visão. A tecnologia de som em 3D permite a este segmento, muita adrenalina em situações de aventura, exploração, pilotagem, ou guerras estrelares, tendo por referenciais sons que colocam o competidor dentro do jogo.
A possibilidade de acesso a jogos eletrônicos não é nova para este segmento, pois com o surgimento dos leitores de tela (programas que permitem o acesso de pessoas cegas a um computador) jogos textuais passaram a ser acessíveis, como RPG, jogo da forca, jogo da memória, dentre tantos. Os programadores do projeto Dosvox no Rio de Janeiro foram pioneiros no desenvolvimento de jogos textuais no Brasil, chegando a produzir inclusive jogos online.

Os áudio games, porém, remontam a um novo paradigma, pois permitem aos usuários muitas vezes diversão apenas com situações sonoras de ambiente, por exemplo, em uma guerra espacial, as informações textuais são apenas um complemento e não determinantes para se jogar. Em jogos como esse o jogador, apenas necessita se orientar em um espaço onde a todo o momento precisa atacar e se defender de naves ou invasores, garantindo assim, toda a emoção já experimentada por usuários de vídeo games.

3. Aspectos sociais

A possibilidade de novas formas de entretenimento para o segmento de pessoas cegas e com deficiência visual, por si só, já é um fato que merece repercussão e toda a atenção de todos aqueles que se preocupam em desenvolver ações voltadas a esse público. Em nossa leitura, porém, os áudio games, trazem consigo muito mais valor agregado, pois acabam também se caracterizando como poderosas ferramentas de inclusão social. Não seria difícil para qualquer educador ou familiar relacionados a uma criança cega, em poucos minutos estimular brincadeiras, ou mesmo pequenos campeonatos envolvendo crianças com e sem deficiência. O "brinquedinho" da criança que enxerga, (vídeo games) não pode ser utilizado pela criança cega, no entanto o inverso é totalmente possível; promovemos assim "uma inclusão as avessas".
Os ganhos não param por aí. É de conhecimento de qualquer profissional que trabalha junto a pessoas que acabaram de perder a visão ou mesmo junto a crianças cegas, a importância da construção de meios que estimulem sua boa orientação espacial. A ausência da visão faz com que esse indivíduo conceba todo o seu meio a partir de sons, cheiros, sensações táteis, muitas vezes por uma perspectiva temporal, isto é, um jogador cego em alta velocidade dentro de uma quadra de futebol, sabe que está chegando próximo ao gol adversário, ou mesmo retornando a sua defesa, pois construiu todo aquele espaço mentalmente, considerando variáveis que lhe permitam denominá-lo quase com perfeição. Os áudio-games, com informações que vem a todo tempo da direita e esquerda, de perto e longe, de cima para baixo, e vice-versa chegam como mais um excelente meio de construção mental desses referenciais.

4. A Blind Games Brazil

Não faz um ano que usuários de língua portuguesa começaram a ter acesso a esses jogos com manuais e locução em sua língua. A percepção de alguns usuários, que até aquele momento tinham acesso aos jogos em inglês, deu origem a constituição de um grupo informal (Blind Games Brasil) com a missão de conhecer novos jogos, contatar seus criadores, traduzi-los, e difundir toda essa tecnologia, de forma a se tornar acessível a um maior número possível de pessoas. O grupo que nasceu a princípio com quatro colaboradores, já conta com mais de cem envolvidos.

A idéia superou todas as expectativas daqueles que a conceberam, pois hoje o grupo já tem segmentações quanto ao tipo de jogos, e conta com membros não só no Brasil como em vários outros países.

Todo esse contexto, torna evidente a necessidade da realização de um encontro que possa:

Envolver novos atores na condução e difusão destes trabalhos, como por exemplo, o meio acadêmico, a mídia, associações
de e para cegos, empresas e os próprios usuários;

Permitir aqueles já envolvidos, um momento de troca de informações, construção de novas estratégias, e aperfeiçoamento
técnico;

Tornar o projeto acessível a um maior número de possíveis beneficiados, profissionais, e envolvidos direta ou indiretamente
com assuntos relacionados a pessoa cega e com deficiência visual.

5. Realização do evento

O evento será realizado nos dias 18, 19 e 20 de maio, na Uni Sant'anna, Rua Voluntários da Pátria, número 421,
Santanna - São Paulo.

6. Inscrições

o Valor da inscrição é de R$ 30,00 para participantes na modalidade presencial ou de R$ 20,00 na condição de participante online, ficando isentos de qualquer taxa os palestrantes e oficineiros.

O valor do alojamento já está imbutido na taxa de inscrição e quem desejar hospedar-se deverá informar esta condição na ficha de inscrição.

É importante lembrar que só existem 120 vagas no alojamento e que quanto antes efetuar a inscrição melhor para garantir a sua vaga. O alojamento será no Babi Barioni, com quartos coletivos com banheiro em cada quarto.

Recomenda-se que a maioria das pessoas fiquem no alojamento para manter a coesão do grupo e fazermos programações extras.

Para se inscrever o interessado deverá preencher a ficha disponível no final desta divulgação e enviar para o email bgb@intervox.nce.ufrj.br depois de efetuar o pagamento deve enviar o comprovante para o email ou para o fax 11 6914-1911

As inscrições também poderão ser feitas diretamente no CESEC em São Paulo ou através do telefone 11 6914-1911.

Os dados da conta para depósito são os seguintes: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Agência 0180 Conta Poupança 504.780-5

Os participantes online poderão escutar todas as palestras ao vivo e participar com perguntas via chat. Todas as oficinas serão gravadas e enviadas no cd destes participantes, pois como elas acontecerão simultaneamente fica inviável a transmissão ao vivo.

7. Programação do evento

Sexta, 18 de Maio
19:00 - Recepção e abertura oficial

Sábado, 19 de Maio
09:00 Abertura Composição da Mesa por representantes da Universidade, poder público, BGB e parceiros do evento.
09:30 Mesa 1: Os aspectos sociais e históricos que envolvem o áudio-game dentro e fora do país. Carlos Ferrare Beto Pereira
10:00 Debate
10:10 Intervalo
10:30 Mesa 2: Jogos online como forma de inclusão Marlon Souza - São Paulo Kellerson Viana - belo horizonte
11:00 Debate
11:10 Mesa 3 Alfabetizando crianças cegas através de jogos no computador Prof. Dr. José Antonio Borges, Projeto DosVox Osmar Pavesi
11:50 Debate
12:00 Almoço
13:00 Mesa 4 Desenvolvimento de audiogames com som e imagem Luiz Eduardo, São Paulo
13:30 Debate
14:00 Mesa 4 Pilotagem de aviões em simulador de voo por pessoas cegas Germano Cavalcante, Fortaleza Carlos Rogério Portes, Curitiba
14:40 Debate
15:00 intervalo
15:20 Mesa 5: Dublagem e Locução. Nelson Machado, Kiko do Chaves Mauro Castro - Brutos do papeye, Direito de Nascer e Cidadão Brasileiro Roseli Gonçalves, Olívia Palito
16:00 Abertura para a plenária.
16:20 Busca de novas parcerias e extratégias.
17:00 Abertura para plenária
17:30 Encerramento
20 de Maio, Domingo Oficinas
Parte da manhã
Oficina 1 08 as 10 Jogos online, Kellerson Viana, Belo Horizonte
Oficina 2 10 as 12 Utilização dos audiogames e aplicação escolar. Wagner Maia, RJ
oficina 3 08 as 10 h Dublagem e Locução Mauro Castro - Brutos do papeye 3d, Direito de Nascer e Cidadão Brasileiro Nelson Machado, Kiko do Chaves Roseli Gonçalves, Olívia Palito
oficina 3 10 as 12 gravação, minigravador do dosvox e sound forge Luciano Sestari - são Paulo Kellerson Viana - belo horizonte
Oficinas da parte da tarde
13 as 17 oficina 4 simulação de voos Carlos Rogério Portes - Curitiba
oficina 5 campeonato de audio games

8. Relação de hotéis

Hotel Maison Florence Av Ataliba Leonel 1484 santana SP Telefone 11 69799362 ou 69787664
Hotel Anhembi Telefone 11 33121005
Hotel Santana Plaza Telefone 11 69769224
Hotel Flet Brasilia Telefone 11 69503355
Novo Hotel Telefone 11 62244000

9. ficha de inscrição

1 nome:
2- endereço, bairro, cidade:
3- e-mail:
4- telefone com ddd:
5. Modalidade de inscrição ( ) Participante presencial ( ) Participante online ( ) Palestrante
6. Formação, área de atuação:
7- Deficiente Visual?
8- como irá chegar ao evento? ( ) rodoviária ( ) aeroporto ( ) Outros meios
9. Necessita que um voluntário do evento busque na chegada?
10- hospedagem? ( ) alojamento ( ) hotel ( ) Casa de amigos
11- Tem experiência em informática? ( ) Não ( ) Iniciante ( ) Avançado
12- Usa algum leitor de telas? ( ) Não ( ) DosVox ( ) Jaws ( ) Virtual Vision
13- qual oficina irá participar? ( ) games on-line - 08 às 10 h. ( ) dublagem e locução - 08 às 10 h. ( ) audio games - 10 às 12 h. ( ) Edição sonora com sound forge e minigrav 10 as 12 ( ) Campeonato de Audio Games 13 as 17 ( ) simulador de vôos - 14 às 17 h.
14- Quais seus objetivos e necessidades ao escolher cada oficina acima.
15- Deseja fazer alguma observação?