Desde o passado Domingo a praia Formosa, no Funchal, dispõe de um equipamento que permite a uma pessoa cega situar-se no mar. Este consiste em três boias (a primeira situada a 15 metros da praia, a segunda a 30 e a terceira a 45), bem como um posto em terra. Para acionar os equipamentos, é disponibilizado ao utilizador cego um dispositivo (género de relógio) que inclui três botões: o primeiro tem a função de localizar o posto em terra (onde é possível deixar os pertences, tal como bengala); o segundo tem a função de alertar o nadador salvador em caso de necessidade; e o terceiro tem a função de localizar a boia mais próxima, sendo que cada uma das boias tem a função de alertar a que distância estão de terra e assim permitir que a pessoa tenha uma melhor noção de onde se encontra.
A ideia seria permitir que as pessoas tivessem autonomia suficiente para se deslocarem ao mar sozinhas, contudo, parece-me que tal será difícil, visto que a corrente marítima acaba por afastar um pouco das boias. Pelo que será sempre recomendável o acompanhamento de alguém.
Há que sublinhar que é uma boa iniciativa.
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 2702 leituras
Comentários
Boa iniciativa ;-)
Olá Ana !
De facto já vi na TVI há uns dias essa notícia ... !
É uma excelente iniciativa em prol da inclusão dos DVs na praia, podendo assim deste modo tomar banho autómamente no mar loool
Porque todas as inciativas em prol da inclusão são poucas ... !
Beijinhos