Está aqui

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos. - blog de Céu

Por que treme os meus olhos?

por Céu

Eu quando era pequena, segundo diz a minha mãe eu tremia muito com os olhos e a cabeça. Com o tempo e muitas idas ao oftalmologista no Porto, as coisas melhoraram. Assim que vi este texto achei importante partilhar convosco. Espero que seja útil.

Por que treme os meus olhos?

Pode acontecer que de um momento para outro, comecemos a sentir que os olhos tremem involuntariamente. Sei que quando queremos, damos umas piscadelas por aí, mas só quando queremos.

Os olhos quando tremem involuntariamente, são as pálpebras sinalizando que algo não vai bem, ficar horas a frente do computador sem uma devida pausa é uma das causas, afastar-se um pouco da tela sempre que possível, fazendo pequenos intervalos e piscar mais vezes para lubrificar os olhos talvez ajude. Sabemos que ficar longe do computador depende muito da profissão que se exerce, se for braçal é mais fácil, fora esses casos, precisamos dele para trabalho e estudo.

O excesso da cafeína, o stress e a fadiga podem ser uma das causas deste tremor nos olhos, porém podem existir outras causas além destas. Agendar uma consulta com o oftalmologista para ter um diagnóstico que indique as verdadeiras causas é o melhor a fazer, se tentar ficar a adivinhar o que possa ser, quem sabe, não está a deixar de solucionar algo que é simples e que pode mais a frente, tornar-se um assunto mais sério e difícil de resolver.

Enquanto não vai ao médico uma coisa que pode ser feita é fechar os olhos e respirar calmamente para diminuir os espasmos. Sem dúvida que em quase todos os casos que envolvem cansaço e stress a recomendação é mudar o estilo de vida ou pelo menos, abrandar um pouco.

Dormir mais cedo, melhorar a alimentação, incluindo mais frutas e verduras no cardápio, manter uma maior distância ao assistir televisão é uma das soluções alternativas. A carência de magnésio no organismo pode favorecer o tremor nos olhos, por isso a importância de incluir na dieta alimentos ricos em magnésio.

Apesar dos tremores nas pálpebras poderem ser quase impercetíveis, quem sofrer destes espasmos pode começar a achar que as outras pessoas reparam e se afastar do convívio social por algo inicialmente simples, entrando, em alguns casos, em depressão.

Os olhos podem tremer, um lado de cada vez ou nos dois simultaneamente, não importa a sequência dos tiques, mesmo parecendo ser algo simples de resolver, observe se esses espasmos acontecem sempre que sente dor de cabeça, para relatar ao médico. Segundo especialistas, esses tremores na maioria das vezes não levam a algo grave mas, existem algumas doenças relacionadas com o sintoma de espasmos nas pálpebras.

Uma vez tomados os devidos cuidados, é treinar uma bela piscada e voltar a fazer tudo que já fazia, só que agora, piscando os olhos de maneira certa e voluntária.