As partes do olho
Seu olho é uma pequena esfera formada por uma porção externa protetora com três camadas distintas, cada uma delas com funções próprias:
Camada externa: Esclera
A esclera é a parte resistente, que protege e dá forma ao globo ocular. A esclera é totalmente opaca (branca), mas na parte da frente une-se a uma janela transparente que permite que a entrada da luz. Esta janela é a sua córnea. Uma membrana fina, clara, chamada de conjuntiva ajuda a proteger a parte da frente da esclera e as superfícies internas das suas pálpebras.
Camada média: Coróide
Por dentro da esclera está a camada média, a coróide. Ela é escura para evitar a reflexão de luz dentro de seus olhos e contém principalmente vasos sanguíneos que nutrem a parte interna do globo ocular.
Quando você olha para os olhos de uma pessoa normalmente você nota primeiro sua íris. A íris está ligada a coróide e dá cor aos olhos. Existe uma abertura circular mais escura, no centro de sua íris chamada pupila. Os músculos em sua íris controlam o tamanho da sua pupila para deixar entrar mais ou menos luz.
Camada interna: Retina
A função de sua retina é capturar as informações de luz que serão conduzidas para seu cérebro através do nervo óptico. Seu cérebro então converte essas mensagens em imagens.
Em sua retina, dois tipos de células sensíveis à luz convertem os estímulos luminosos em impulsos elétricos: cones e bastonetes. Os bastonetes são sensíveis à luz e movimento, e o ajudam a enxergar com pouca luz. Os cones permitem que você enxergue detalhes e cores.
Para tarefas precisas, a luz se concentra no centro de sua retina, em uma área denominada mácula (onde se concentram os cones).
No centro do globo ocular existe uma lente transparente e flexível, o cristalino. Os músculos ao redor do cristalino controlam a sua forma, alterando o foco, o que permite que você enxergue os objetos em distâncias diferentes.
O resto do olho
A cavidade entre o seu cristalino e córnea contém um líquido chamado humor aquoso. Atrás do cristalino existe uma substância gelatinosa, chamada de humor vítreo preenche a cavidade posterior.
O humor aquoso e o humor vítreo ajudam a manter a forma de seus olhos.
Como seus olhos funcionam?
Quando você vê algo, é isso que acontece:
• A luz em contato com a córnea sofre um desvio.
• A pupila ajusta-se, de acordo com a intensidade da luz, ficando maior em ambientes com pouca luz e menor em ambientes de luz forte.
• A luz passa através da pupila e do cristalino de seu olho.
• O cristalino muda de forma para focalizar a luz em sua retina, de acordo com a posição do objeto que você está olhando (perto ou longe).
• As células da retina absorvem a luz e a convertem em impulsos elétricos enviando mensagens para seu cérebro através do nervo óptico.
• Seu cérebro então interpreta essas mensagens na forma de imagens.
É incrível que seus olhos tenham tantas e tão complexas partes funcionais. Mas quando você considera quão difícil é a tarefa de lhe proporcionar a visão talvez não seja tão surpreendente!
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 1554 leituras