Áudio-descrição
A 15 dias atrás tive a oportunidade de ir a uma ópera com áudio-descrição. Foram duas experiências novas. A primeira é que nunca havia assistido uma ópera. A segunda é que também foi a minha primeira experiência com áudio-descrição.
Eu nunca havia me interessado por ópera porque não conseguia entender. A ópera tem muita expressão corporal, e, se você não vê, logo, perde muito do espetáculo. Além disso, a fala dos personagens é cantada, geralmente em italiano com legendas em português. Se não consegue ler a legenda, obviamente, não vai entender nada.
A áudio-descrição me deu uma noção fantástica da expressão corporal e pude entender tudo que era cantado, visto que, as legendas eram lidas.
O mais interessante é que minha esposa, que estava comigo, enxerga e também escutou a áudio-descrição. Ela pôde comparar o que estava vendo com o que estava sendo falado pelo áudio-descritor. Eu, por minha vez, comparei o meu entendimento,, isto é, o entendimento de quem apenas se baseou na áudio-descrição, com o entendimento de minha esposa que estava vendo e ainda tinha a áudio-descrição. Posso dizer que perdi detalhes muito pequenos, quase irrelevantes.
Para quem não conhece, a ópera Tosca é dividida em 3 partes (atos), com intervalo entre essas partes. No primeiro intervalo conversei com os áudio-descritores e até os pequenos detalhes que não haviam sido narrados na primeira parte passaram a ser falados no segundo e terceiro atos.
Veja que coisa maravilhosa! Imagine você ter acesso a alguma coisa que praticamente não era acessível, no mesmo espaço e com a condição de entendimento que lhe permite discutir o espetáculo com qualquer pessoa.
Foi a própria sensação da inclusão.
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 3416 leituras
Comentários
sinal de mudança
Olá Sérgio ou Faria ou as 2 coisas ! loool
Que bom !! loool
Isso é sinal que as coisas estão a mudar, mesmo sendo a passo de caracol .... e pouco a pouco, ópera, filmes, vão sendo áudio descritos ... !
Mas ... ainda há um longo caminho a percorrer .... !
E tu e outras pessoas cegas, devem ser agentes activos dessa mudança ... !
Abraços
Onde foi isso?
Olá Faria. Gostava de saber em que teatro assistiu a essa ópera. Foi em Portugal? Ou no Brasil? Sabiam que em França já existem teatros com audiodescrição há vários anos. Só em Portugal é que não se faz. Cinema com audiodescrição também seria óptimo. Sinto-me muito perdida quando vou ver um filme, e quando os outros discutem o que viram e eu não tenho quase nada a dizer.