Os olhos
Os Olhos - afacia
Categoria: Os olhos
Afacia (também conhecida como Afaquia) é a incapacidade de acomodação do olho a diferentes distâncias devido à extração do cristalino por meio cirúrgico quando este se torna opaco, comprometendo a visão. Essa condição é correspondente à hiperopia refrativa.
A afacia monocular é um caso especial, principalmente em jovens. É quando a imagem retiniana do olho que sofreu a cirurgia em consequência de uma catarata traumática torna-se algo em torno de 28% maior que a do olho normal, desde que se considere que a correção seja feita apenas com o uso de óculos.
Tal diferença resulta numa aniseiconia, ou seja, numa anomalia em que há uma diferença de tamanho nas imagens formadas. Quando chegam ao cérebro, tais imagens se fundem causando uma sensação de dupla imagem - a diplopia.
Isso compromete a visão binocular, já que o olho afácico corre o risco de não participar da visão. Com o passar dos anos, o olho afácico acabrá por apresentar sintomas de ambliopia, causada por anisometropia e exotropia, sendo irreversível tal processo, ainda que se utilize um método adequado de correção.
Ao se substituir óculos por lentes de contato pode ocorrer uma diminuição da aniseiconia reduzindo por volta de 60% a diferença entre as imagens. Já com a implantação de lentes intra-oculares ou, ainda, com o uso de telessistemas monoculares, como o de Galileu - ainda que este causa problemas psicológicos por questões estéticas -, a aniseiconia é eliminada.
Tal problema não existe na afacia binocular, pois as imagens estão ampliadas na mesma proporção e a fusão no cérebro permite a visão binocular sem a ocorrência da dupla imagem.
Os olhos afácicos são caracterizados por um maior volume aquoso, uma câmara anterior profunda, iridonesia e, por causa da iridectomia, uma maior entrada de luz pela pupila.
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 3022 leituras