Está aqui

Áudio-descrição: Opinião, Crítica e Comentários - blog de Francisco Lima

Oitava Lição de áudio-descrição: Categorias para Análise de Imagens

por Francisco Lima

Prezados,
Ao nos dedicarmos à tradução visual, muitas vezes nos perguntamos que elementos devem ser traduzidos de um dado evento visual. A resposta não pode ser outra que o que determina o que deve ser áudio-descrito é a obra. O áudio-descritor não pode censurar uma informação, nem privilegiar outra, apenas porque quer. Isso é desleal com a obra e com o cliente, é claro.
No entanto, alguns elementos precisam fazer parte do olhar do áudio-descritor ao observar algo que vai traduzir. Para que possamos lembrar algumas das informações que devem constar de uma áudio-descrição, discuto em minhas aulas os quesitos abaixo, os quais agora partilho com vocês.
Que fique claro que não estamos dizendo de usar esses termos ou todos os termos, mas de atentarmos para estes itens , de modo que a tradução não deixe nenhum componente importante fora da áudio-descrição.
Assim, o material abaixo é um lembrete ao áudio-descritor, não uma determinação que traduza na forma ou sequência que os itens são apresentados.
Por fim, fazer a áudio-descrição com base neste material não é desfilar termos técnicos da fotografia, do teatro, do cinema ou TV. Também não é desfilar termos arquitetônicos ou, de alguma forma artístico. Afinal, dizer que uma pessoa está em plano americano não diz nada de como a pessoa é ou de como ela está vestida, por exemplo.
Bons estudos,
Francisco Lima
Obs.: O material a seguir forma um conjunto de elementos que precisam ser lembrados em uma tradução. Não esgota as possibilidades nem precisam aparecer na totalidade em uma áudio-descrição.

Categorias para Análise de Imagens

Tabela Construída Por:
 Francisco José de Lima
 Ernani Ribeiro
 Paulo André de Melo Vieira

Recife
2011
tema
autoria
tipo
Iluminura; pintura plástica; fotografia; mapas; tabela (linhas; colunas;) mosaico; ilustração; gravura/xilogravura; vitrais; desenhos, entre outros; brasões (heráldicos, esportivos, oficiais); insígnias entre outros.

Propriedades da imagem

 Coloração e nitidez: vívido, opaco, brilhoso, contraste, nítido, matiz (azulado; avermelhado; amarronzado, entre outros), preto e branco, negativo, entre outros

 Dimensões: bidimensional (altura x comprimento); tridimensional (altura x comprimento x profundidade); grande, pequeno, metro, cm, mm (10 cm x 20 cm); entre outros. retrato; paisagem.
estilo
 Pré-histórica; egípcia; grega; romana; bizantina; barroca; renascentista; realista; cubista; dadaísta; surrealista; abstrata; concreta; símbolos (religioso, estatal, logotipo, logomarca); entre outros.

Elementos constituintes
Elementos arquitetônicos e de ambiente
 Construções: grega, barroca, moderna e outras; casa; favelas (palafitas); quarto; cozinha; entre outros; monumentos; torre; palácio; igreja (catedral, basílica, capela entre outros); chafarizes.

 Jardins, calçadas; salão de festa (junina, natalina), vegetação, acidentes geográficos, paisagem urbana e rural e outros.
Estética da imagem
 (empoderamento do cliente da áudio-descrição a respeito da estética da obra): beleza, feiúra, riqueza e opulência.

iluminação
 Ensolarado; nublado; escuro; noite; entardecer; amanhecer.

Elemento humano
 Etinicidade: Negro; Branco; Indígena; Asiático; Caucasiano;
 Gênero: Masculino, Feminino

 Características fenotípicas:
 Características faciais: tipo de cabelo, sobrancelha, cílios, barba, tipos de testa, olhos, orelha, nariz, boca, queixo; expressões faciais (sorrindo, chorando, boquiaberto), etc.

 Características corporais: Pescoço, corpo, ombros, peito, barriga, braços, pernas, pés e expressões corporais (cabisbaixo, em pé; sentado; de ombros caídos, inclinado; deitado; acocorado; correndo; dançando; entre outros).

 Estatura: alto, baixo, estatura média, 1,70cm.
 Massa corporal: gordo, magro, robusto, atlético, sarado, etc.

 Vestimentas, acessórios (adornos): vestido, chapéus, lingerie, túnica, terno, batina, turbante, óculos, calçados, jóias, bijuterias entre outros.

Elementos do mundo animal
 Reino, filo, classe, ordem, família, gênero, espécie.
 Classificação podal: bípede, quadrúpede e outros.

Natureza morta
 Seres inanimados: flores, livros, taças, garrafas, jarras e outros

Formas geométricas
 Trapézio, paralelogramo, retângulo, quadrado, losango, paralelepípedos, cilindros e outros.

Relações semÂnticas
 Perspectiva: perspectiva de um ponto de fuga, perspectiva de dois pontos de fuga, perspectiva de três pontos de fuga ("vista de pássaro")

 Simetria: composição simétrica, composição assimétrica, eixo de simetria, marcadores de simetria.

 Relações de posição: frente / atrás; lado direito/ lado esquerdo; acima / abaixo, sob e sobre, entre outros.

 Relações entre os elementos da imagem/imagemas: harmônica; desarmônica; coesão; coerência; proporção dos elementos nas imagens (em relação à obra; em relação aos imagemas).

 Relações hierárquicas: hiperonímia (super-ordenada), hiponímia (subordinada).

 Relações de inclusão: holonímia (imagem independente) e meronímia (imagem acessória).

 Relações de conjunção e disjunção

 Relação temporal ordem em que os elementos visuais devem ser áudio-descritos, em função de uma sequência temporal lógica ou organização implícita entre imagens e ou imagemas primeiro, depois, em seguida, etc.